A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA O
PROCESSO INCLUSIVO NO MUNICIPIO DE JARDIM DO SERIDÓ/RN
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35077 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1818 "inscrito_id" => 7138 "titulo" => """ A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA O\r\n PROCESSO INCLUSIVO NO MUNICIPIO DE JARDIM DO SERIDÓ/RN """ "resumo" => """ O presente trabalho tem como tema “A contribuição do centro de reabilitação para o processo\r\n inclusivo no município de Jardim do Seridó/RN. Tal Instituição atende a usuários com deficiência ou\r\n Necessidades Educacionais Especiais que encontram-se matriculados na rede de ensino do município. Para\r\n tanto, apresenta-se como questão de partida, a seguinte problemática: que contribuição o Centro de\r\n Municipal de Reabilitação traz para o processo inclusivo no município de Jardim do Seridó/RN? O mesmo\r\n tem como objetivo geral, analisar a contribuição do Centro de Reabilitação frente ao processo inclusivo no\r\n município. Ainda tem-se como objetivos específicos refletir sobre os fatores facilitadores do processo\r\n inclusivo e apresentar a necessidade de se firmar uma parceria entre todos os envolvidos no processo\r\n inclusivo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, com aplicação do questionário com oito\r\n professores das escolas de ensino regular da rede pública do município de Jardim do Seridó/RN. Buscando\r\n compreender a problemática construída, analisou-se os dados da pesquisa, baseados nos estudos de Mantoan\r\n (2006), Brasil (2011, 2008, 2001) e Perrenoud (2001, 2000), onde foi possível perceber que a maioria dos\r\n alunos com NEE, matriculados na rede regular de ensino, frequentam o Centro, que os educadores percebem\r\n na instituição especializada como suporte efetivo para o processo inclusivo, bem como sua atuação na\r\n viabilização do acesso e garantia aos direitos da pessoa com deficiência. Ainda destacaram que o referido\r\n centro, orienta a inserção de atividades voltadas para o processo de ensino e aprendizagem, bem como o\r\n desenvolvimento pleno das pessoas com necessidades educacionais especiais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CENTRO DE REABILITAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, PARCERIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7138_11092017124925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SONIA MEDEIROS" "autor_email" => "soniamedeirosjs@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35077 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1818 "inscrito_id" => 7138 "titulo" => """ A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA O\r\n PROCESSO INCLUSIVO NO MUNICIPIO DE JARDIM DO SERIDÓ/RN """ "resumo" => """ O presente trabalho tem como tema “A contribuição do centro de reabilitação para o processo\r\n inclusivo no município de Jardim do Seridó/RN. Tal Instituição atende a usuários com deficiência ou\r\n Necessidades Educacionais Especiais que encontram-se matriculados na rede de ensino do município. Para\r\n tanto, apresenta-se como questão de partida, a seguinte problemática: que contribuição o Centro de\r\n Municipal de Reabilitação traz para o processo inclusivo no município de Jardim do Seridó/RN? O mesmo\r\n tem como objetivo geral, analisar a contribuição do Centro de Reabilitação frente ao processo inclusivo no\r\n município. Ainda tem-se como objetivos específicos refletir sobre os fatores facilitadores do processo\r\n inclusivo e apresentar a necessidade de se firmar uma parceria entre todos os envolvidos no processo\r\n inclusivo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, com aplicação do questionário com oito\r\n professores das escolas de ensino regular da rede pública do município de Jardim do Seridó/RN. Buscando\r\n compreender a problemática construída, analisou-se os dados da pesquisa, baseados nos estudos de Mantoan\r\n (2006), Brasil (2011, 2008, 2001) e Perrenoud (2001, 2000), onde foi possível perceber que a maioria dos\r\n alunos com NEE, matriculados na rede regular de ensino, frequentam o Centro, que os educadores percebem\r\n na instituição especializada como suporte efetivo para o processo inclusivo, bem como sua atuação na\r\n viabilização do acesso e garantia aos direitos da pessoa com deficiência. Ainda destacaram que o referido\r\n centro, orienta a inserção de atividades voltadas para o processo de ensino e aprendizagem, bem como o\r\n desenvolvimento pleno das pessoas com necessidades educacionais especiais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CENTRO DE REABILITAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, PARCERIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7138_11092017124925.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SONIA MEDEIROS" "autor_email" => "soniamedeirosjs@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }