AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE: REPRESENTAÇÕES DE JOVENS UNIVERSITÁRIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36042 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2928 "inscrito_id" => 8505 "titulo" => "AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE: REPRESENTAÇÕES DE JOVENS UNIVERSITÁRIO" "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica realizada com acadêmicos de quatro cursos da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII. A temática desenvolvida pelo projeto intitulou-se Avaliação da aprendizagem: as representações sociais dos jovens universitários da UNEB – Campus XII acerca das práticas avaliativas vivenciadas em sala de aula. As bases metodológicas partiram-se da pesquisa-ação conforme as autoras Franco (2005; 2012) e Pimenta (2011) que defendem a pesquisa de intervenção na práxis educativa como forma de dialogar o compromisso político social junto aos sujeitos da pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio das representações sociais a partir das orientações de Moscovici, (2007) que permite retratar as crenças e conceitos acerca de um determinado fenômeno, elementos objetivados e ancorados em um dado contexto. Justifica-se na relevância de despertar as discussões dos jovens universitários acerca das práticas avaliativas vivenciadas em sua sala de aula, bem como um olhar crítico em relação ao que é vivenciado dentro da sua universidade, mostrando os caminhos e possibilidades de intervenção que podem ser tomados por eles. Os resultados encontrados apontaram que a avaliação da aprendizagem é representada pelos discentes do curso de Administração, Enfermagem e Pedagogia como um procedimento pontual e quantitativo que dificulta os seus processos de aprendizagem por não valorizar de fato o que o aluno aprendeu sobre os conteúdos propostos. O quarto curso investigado, que foi de Educação Física apontou a representação de uma avaliação formativa e processual, entretanto, suas representações se encontram no campo das discussões por ainda estarem ancoradas num modelo de avaliação tradicionalista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JOVENS UNIVERSITÁRIOS, PRÁTICAS AVALIATIVAS, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID8505_27092017230433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIVALDA PEREIRA COELHO" "autor_nome_curto" => "NYVIA UNEB " "autor_email" => "nyvia.uneb@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36042 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2928 "inscrito_id" => 8505 "titulo" => "AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E EXCLUDENTE: REPRESENTAÇÕES DE JOVENS UNIVERSITÁRIO" "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica realizada com acadêmicos de quatro cursos da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII. A temática desenvolvida pelo projeto intitulou-se Avaliação da aprendizagem: as representações sociais dos jovens universitários da UNEB – Campus XII acerca das práticas avaliativas vivenciadas em sala de aula. As bases metodológicas partiram-se da pesquisa-ação conforme as autoras Franco (2005; 2012) e Pimenta (2011) que defendem a pesquisa de intervenção na práxis educativa como forma de dialogar o compromisso político social junto aos sujeitos da pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio das representações sociais a partir das orientações de Moscovici, (2007) que permite retratar as crenças e conceitos acerca de um determinado fenômeno, elementos objetivados e ancorados em um dado contexto. Justifica-se na relevância de despertar as discussões dos jovens universitários acerca das práticas avaliativas vivenciadas em sua sala de aula, bem como um olhar crítico em relação ao que é vivenciado dentro da sua universidade, mostrando os caminhos e possibilidades de intervenção que podem ser tomados por eles. Os resultados encontrados apontaram que a avaliação da aprendizagem é representada pelos discentes do curso de Administração, Enfermagem e Pedagogia como um procedimento pontual e quantitativo que dificulta os seus processos de aprendizagem por não valorizar de fato o que o aluno aprendeu sobre os conteúdos propostos. O quarto curso investigado, que foi de Educação Física apontou a representação de uma avaliação formativa e processual, entretanto, suas representações se encontram no campo das discussões por ainda estarem ancoradas num modelo de avaliação tradicionalista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JOVENS UNIVERSITÁRIOS, PRÁTICAS AVALIATIVAS, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID8505_27092017230433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIVALDA PEREIRA COELHO" "autor_nome_curto" => "NYVIA UNEB " "autor_email" => "nyvia.uneb@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }