Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Palavra-chaves: ESTÁGIO, FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38489
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4135
    "inscrito_id" => 5170
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo analisar de que forma o estágio supervisionado contribui para a formação do pedagogo e consequentemente com as práticas docentes. O estágio é um importante momento na formação do pedagogo visto que é o primeiro contato que o acadêmico tem com seu futuro campo de atuação, por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre as futuras ações pedagógicas. É durante o estágio que o estudante de Pedagogia reflete sobre as teorias estudadas durante o curso e sobre como desenvolver e colocar em prática atividades ligadas diretamente a teoria e a prática. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador. A experiência adquirida durante as duas fases do estágio: a observação e a intervenção pedagógica permitem ao estagiário em educação infantil, uma reflexão e uma orientação sobre como deve ou não, ser sua prática. Este é um momento de construção de identidade. Assim, verificamos o quanto todas as disciplinas, anteriormente estudadas, são essenciais para que de fato aconteça um estágio proveitoso. É importante também destacar que a experiência adquirida no estágio se configura como um momento de aprendizagem e essa aprendizagem é construída quando fazemos parte da realidade da vida escolar. Seja na parte teórica ou prática o estágio é essencial na formação docente, pois é através dele que nos deparamos com as diversas realidades e dificuldades que ocorrem nas etapas da vida profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID5170_16102017180446.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA LOURENÇO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandasousa1880@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38489
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4135
    "inscrito_id" => 5170
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo analisar de que forma o estágio supervisionado contribui para a formação do pedagogo e consequentemente com as práticas docentes. O estágio é um importante momento na formação do pedagogo visto que é o primeiro contato que o acadêmico tem com seu futuro campo de atuação, por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre as futuras ações pedagógicas. É durante o estágio que o estudante de Pedagogia reflete sobre as teorias estudadas durante o curso e sobre como desenvolver e colocar em prática atividades ligadas diretamente a teoria e a prática. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador. A experiência adquirida durante as duas fases do estágio: a observação e a intervenção pedagógica permitem ao estagiário em educação infantil, uma reflexão e uma orientação sobre como deve ou não, ser sua prática. Este é um momento de construção de identidade. Assim, verificamos o quanto todas as disciplinas, anteriormente estudadas, são essenciais para que de fato aconteça um estágio proveitoso. É importante também destacar que a experiência adquirida no estágio se configura como um momento de aprendizagem e essa aprendizagem é construída quando fazemos parte da realidade da vida escolar. Seja na parte teórica ou prática o estágio é essencial na formação docente, pois é através dele que nos deparamos com as diversas realidades e dificuldades que ocorrem nas etapas da vida profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID5170_16102017180446.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA LOURENÇO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandasousa1880@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo analisar de que forma o estágio supervisionado contribui para a formação do pedagogo e consequentemente com as práticas docentes. O estágio é um importante momento na formação do pedagogo visto que é o primeiro contato que o acadêmico tem com seu futuro campo de atuação, por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre as futuras ações pedagógicas. É durante o estágio que o estudante de Pedagogia reflete sobre as teorias estudadas durante o curso e sobre como desenvolver e colocar em prática atividades ligadas diretamente a teoria e a prática. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador. A experiência adquirida durante as duas fases do estágio: a observação e a intervenção pedagógica permitem ao estagiário em educação infantil, uma reflexão e uma orientação sobre como deve ou não, ser sua prática. Este é um momento de construção de identidade. Assim, verificamos o quanto todas as disciplinas, anteriormente estudadas, são essenciais para que de fato aconteça um estágio proveitoso. É importante também destacar que a experiência adquirida no estágio se configura como um momento de aprendizagem e essa aprendizagem é construída quando fazemos parte da realidade da vida escolar. Seja na parte teórica ou prática o estágio é essencial na formação docente, pois é através dele que nos deparamos com as diversas realidades e dificuldades que ocorrem nas etapas da vida profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.