Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR SOBRE O AFETO: IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, AFETIVIDADE, PRATICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38762
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1360
    "inscrito_id" => 5045
    "titulo" => """
      UM OLHAR SOBRE O AFETO: IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE\r\n
      NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      """
    "resumo" => """
      A Educação Infantil é a fase da vida escolar da criança na qual são construídas as relações\r\n
      sociais e afetivas com seus pares fora do ambiente familiar. Sabendo que, uma relação pautada na\r\n
      afetividade irá desenvolver tanto a inteligência cognitiva quanto as relações sociais da criança, essa\r\n
      pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos afetivos na relação professor-aluno e destacar\r\n
      como uma relação de afetividade contribui para o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação\r\n
      Infantil. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula, visando\r\n
      compreender e analisar os aspectos afetivos dessa relação. A partir dos estudos feitos durante o\r\n
      levantamento teórico e baseando-se nos conceitos de afetividade de Wallon, analisaram-se os dados,\r\n
      enfatizando a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e\r\n
      a resolução de conflitos em sala de aula. Percebeu-se que as professoras participantes reconhecem a\r\n
      importância e buscam promover a afetividade em sua prática pedagógica, visando o desenvolvimento\r\n
      intelectual, emocional e social das crianças em busca da maturação dos caminhos percorridos pelos\r\n
      mesmos em seu desenvolvimento pleno, percebendo que é na Educação Infantil que estão os\r\n
      momentos que promoverão tais oportunidades. Destacamos que o objetivo deste estudo não era trazer\r\n
      um manual de como ser afetivo em sala de aula, mas sim apresentar o olhar de professores da\r\n
      Educação Infantil sobre a afetividade em sala, ressaltando a importância da mesma no processo de\r\n
      ensino e aprendizagem. Dessa forma, observa-se a relevância deste estudo, visto que os resultados\r\n
      obtidos enriquecem as pesquisas voltadas para esta temática, proporcionando a reflexão sobre as\r\n
      práticas pedagógicas na Educação Infantil.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AFETIVIDADE, PRATICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5045_10092017150224.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA MARIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA MARIA"
    "autor_email" => "lamari1976@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE (UNESJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38762
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1360
    "inscrito_id" => 5045
    "titulo" => """
      UM OLHAR SOBRE O AFETO: IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE\r\n
      NA EDUCAÇÃO INFANTIL
      """
    "resumo" => """
      A Educação Infantil é a fase da vida escolar da criança na qual são construídas as relações\r\n
      sociais e afetivas com seus pares fora do ambiente familiar. Sabendo que, uma relação pautada na\r\n
      afetividade irá desenvolver tanto a inteligência cognitiva quanto as relações sociais da criança, essa\r\n
      pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos afetivos na relação professor-aluno e destacar\r\n
      como uma relação de afetividade contribui para o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação\r\n
      Infantil. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula, visando\r\n
      compreender e analisar os aspectos afetivos dessa relação. A partir dos estudos feitos durante o\r\n
      levantamento teórico e baseando-se nos conceitos de afetividade de Wallon, analisaram-se os dados,\r\n
      enfatizando a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e\r\n
      a resolução de conflitos em sala de aula. Percebeu-se que as professoras participantes reconhecem a\r\n
      importância e buscam promover a afetividade em sua prática pedagógica, visando o desenvolvimento\r\n
      intelectual, emocional e social das crianças em busca da maturação dos caminhos percorridos pelos\r\n
      mesmos em seu desenvolvimento pleno, percebendo que é na Educação Infantil que estão os\r\n
      momentos que promoverão tais oportunidades. Destacamos que o objetivo deste estudo não era trazer\r\n
      um manual de como ser afetivo em sala de aula, mas sim apresentar o olhar de professores da\r\n
      Educação Infantil sobre a afetividade em sala, ressaltando a importância da mesma no processo de\r\n
      ensino e aprendizagem. Dessa forma, observa-se a relevância deste estudo, visto que os resultados\r\n
      obtidos enriquecem as pesquisas voltadas para esta temática, proporcionando a reflexão sobre as\r\n
      práticas pedagógicas na Educação Infantil.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AFETIVIDADE, PRATICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5045_10092017150224.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA MARIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA MARIA"
    "autor_email" => "lamari1976@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE (UNESJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação Infantil é a fase da vida escolar da criança na qual são construídas as relações sociais e afetivas com seus pares fora do ambiente familiar. Sabendo que, uma relação pautada na afetividade irá desenvolver tanto a inteligência cognitiva quanto as relações sociais da criança, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos afetivos na relação professor-aluno e destacar como uma relação de afetividade contribui para o ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula, visando compreender e analisar os aspectos afetivos dessa relação. A partir dos estudos feitos durante o levantamento teórico e baseando-se nos conceitos de afetividade de Wallon, analisaram-se os dados, enfatizando a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e a resolução de conflitos em sala de aula. Percebeu-se que as professoras participantes reconhecem a importância e buscam promover a afetividade em sua prática pedagógica, visando o desenvolvimento intelectual, emocional e social das crianças em busca da maturação dos caminhos percorridos pelos mesmos em seu desenvolvimento pleno, percebendo que é na Educação Infantil que estão os momentos que promoverão tais oportunidades. Destacamos que o objetivo deste estudo não era trazer um manual de como ser afetivo em sala de aula, mas sim apresentar o olhar de professores da Educação Infantil sobre a afetividade em sala, ressaltando a importância da mesma no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, observa-se a relevância deste estudo, visto que os resultados obtidos enriquecem as pesquisas voltadas para esta temática, proporcionando a reflexão sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.