A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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Neste sentido, o presente trabalho objetivou analisar os as percepções e reflexões de alunos sobre as práticas como componentes curriculares (PCC I em Ciências e PCC II em Biologia) realizadas durante a formação inicial no 1º ano do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O trabalho foi realizado junto a 75 alunos matriculados nas disciplinas de PCC I (prática em Ciências) e PCC II (prática em Biologia), disciplinas ofertadas 1º e 2º períodos do curso. Para análise das percepções e reflexões sobre a construção de competências pedagógicas durante a realização da PCC, foram realizados encontros para reflexão sobre a formação. Nestes momentos procuramos: (I)\tconhecer as expectativas iniciais dos alunos (etapa percepção prévia); (II)\tconhecer a percepção dos estudantes em relação às vivências (etapa de percepção - ação e reflexão); (III)\treflexão sobre o planejamento inicial, adequando-o aos resultados observados nas etapas anteriores (etapa de planejamento - readequação); (IV)\tavaliar a vivência (etapa de reflexão-na-ação). As percepções obtidas através das entrevistas, análise dos registros presentes nos diários e momento dialógicos em reuniões demonstraram que as expectativas dos alunos estavam centradas sobre as preocupações referentes ao diagnóstico e sobre as atividades que poderiam realizadas nas escolas junto às disciplinas de ciências e biologia Nesta etapa, destacaram-se como expectativas sobre “o que observar”, “como registrar estas observações” e preocupações sobre “como participar das atividades” Quando analisamos a percepção dos estudantes em relação às observações vivenciadas nas aulas, observamos ainda que as percepções estavam relacionadas em como registrar ou julgar adequados: comportamento dos alunos, a didática do professor (métodos, técnicas, recursos didáticos) e sobre os conteúdos apresentados durante as aulas (seleção, critérios, sequências didáticas). 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