A prática reflexiva sugere um modo de como os professores interrogam suas práticas de ensino, oportunizam a possibilidade de voltar atrás e rever conteúdos, acontecimentos e práticas. Além disso, valoriza a prática profissional através de momentos de (re)construção e (re)significação de conhecimentos, através da reflexão (SCHÖN, 1992). Neste sentido, o presente trabalho objetivou analisar os as percepções e reflexões de alunos sobre as práticas como componentes curriculares (PCC I em Ciências e PCC II em Biologia) realizadas durante a formação inicial no 1º ano do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O trabalho foi realizado junto a 75 alunos matriculados nas disciplinas de PCC I (prática em Ciências) e PCC II (prática em Biologia), disciplinas ofertadas 1º e 2º períodos do curso. Para análise das percepções e reflexões sobre a construção de competências pedagógicas durante a realização da PCC, foram realizados encontros para reflexão sobre a formação. Nestes momentos procuramos: (I) conhecer as expectativas iniciais dos alunos (etapa percepção prévia); (II) conhecer a percepção dos estudantes em relação às vivências (etapa de percepção - ação e reflexão); (III) reflexão sobre o planejamento inicial, adequando-o aos resultados observados nas etapas anteriores (etapa de planejamento - readequação); (IV) avaliar a vivência (etapa de reflexão-na-ação). As percepções obtidas através das entrevistas, análise dos registros presentes nos diários e momento dialógicos em reuniões demonstraram que as expectativas dos alunos estavam centradas sobre as preocupações referentes ao diagnóstico e sobre as atividades que poderiam realizadas nas escolas junto às disciplinas de ciências e biologia Nesta etapa, destacaram-se como expectativas sobre “o que observar”, “como registrar estas observações” e preocupações sobre “como participar das atividades” Quando analisamos a percepção dos estudantes em relação às observações vivenciadas nas aulas, observamos ainda que as percepções estavam relacionadas em como registrar ou julgar adequados: comportamento dos alunos, a didática do professor (métodos, técnicas, recursos didáticos) e sobre os conteúdos apresentados durante as aulas (seleção, critérios, sequências didáticas). Nas etapas que envolvia a participação dos alunos durante as aulas, observamos tanto nas entrevistas quanto nos diários, um maior número de registros com relação à didática e sobre os conteúdos que deveriam ser trabalhados, mostrando uma preocupação com os conhecimentos que estavam sendo colocados e de que forma estes conhecimentos estavam sendo repassados, permitindo aos alunos pensar a relação teoria e prática e a sua importância na formação do professor, despertando nos alunos a responsabilidade e o comprometimento com a formação desde o início do curso. Observamos que os alunos demonstraram ter consciência sobre os momentos que estavam vivenciando, relatando que as praticas tem importância especialmente para a aprendizagem profissional e para os momentos que antecederão os estágios supervisionados. As percepções obtidas sobre as Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) no ensino de Ciências e Biologia no início do curso demonstraram ser uma atividade prática que, além de apresentar a realidade educacional do ser professor, também se constituiu de atividades que visam incentivar o processo de reflexão inicial e continuada sobre as atividades durante a construção de competências e formação e docente.