Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSTITUIÇÃO ESCOLAR FRENTE À DISLEXIA: UM ESTUDO EM ESCOLAS DE JOÃO PESSOA

Palavra-chaves: DISLEXIA, ESCOLA, INCLUSÃO, ADAPTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

: A instituição escolar é vista como o segundo ambiente em que o sujeito se insere, além de ser um dos seus principais locais de socialização. De fato, a escola não deve ser encarada como um ambiente de mera transmissão de conhecimento técnico e saberes; mas sim, esfera fundamental para a construção da personalidade e formação cidadã. Quando o sujeito ingressa na escola, espera-se que atinja alguns marcos: aprender a ler e escrever é um dos principais; todavia dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem podem dificultar na aquisição de tais marcos, ou prejudicar, afetando de modo direto e indireto, a construção da aprendizagem. Um distúrbio muito frequente, porém pouco conhecido pela comunidade acadêmica, é a Dislexia. Em suma, trata-se de uma dificuldade na linguagem; o sujeito que possui dislexia é um sujeito inteligente, sem nenhum agravamento ou comprometimento intelectual, podendo ter habilidades em diversas áreas; sua dificuldade é na linguagem. Muitos educadores, por terem pouco entendimento do que é dislexia, suas causas e sinais, ao se depararem com alunos com tal distúrbio, não sabem lidar, acabando assim, rotulando tais de preguiçosos, desatentos ou com uma pequena e simples dificuldade de leitura e escrita. Tendo em vista tamanhas demandas, alunos do curso de Psicopedagogia, da Universidade Federal da Paraíba, realizaram uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, investigando como as escolas lidam com à dislexia; com um auxílio de um questionário semiestruturado, que tinha por objetivo avaliar com uma escola pública e uma escola privada lidavam com tal temática. A intenção, era fazer tal questionário com os coordenadores escolares, sabendo assim da parte deles, como a escola se via diante da dislexia; saber se eles e os educadores tinham entendimento do que se tratava tal distúrbio; observar se em suas percepções as escolas eram inclusivas; questionar se era feito uma adaptação curricular para alunos com necessidades, como à dislexia, e por fim compreender, qual seria sua visão sobre a psicopedagogia e à dislexia dentro do ambiente escolar.

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