LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JACARAÚ, PARAÍBA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37370 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4100 "inscrito_id" => 1777 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JACARAÚ, PARAÍBA." "resumo" => "As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança. Toda literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança. Dessa forma, a contação de histórias proporciona à criança possibilidades de desenvolvimento, interação, imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças têm de ter contatos com livros. O projeto aplicado teve como objetivo principal identificar a contribuição da Literatura Infantil do pré-leitor e as diversas possibilidades que o livro infantil pode oferecer no desenvolvimento de sua imaginação e oralidade. A importância desse projeto se efetiva, sobretudo, ao considerarmos que a contação de história leva a criança a desenvolver sentimentos diversos, no entanto deve fazer parte da rotina diária e escolar de cada uma. Como referencial teórico, recorremos aos seguintes autores: Abramovich (1989); Aguiar (1993); Coelho (1997) e Cunha (1974). O projeto foi aplicado em uma escola da rede municipal de Jacaraú, Paraíba, com alunos do pré-escolar. Neste projeto, trabalhamos práticas de leitura de maneira lúdica para proporcionar curiosidade e interesse das crianças através da contação de história da fábula dos Três Porquinhos em peça teatral, apresentada pelos professores. A apresentação teatral começa de maneira simples e parte de um problema ligado à realidade, como a preguiça. Após a aplicação e resultados do projeto, podemos afirmar que trabalhar com o conto de maneira lúdica faz com que a história fique bem mais atrativa, conseguindo assim, aguçar a imaginação da criança pré-leitora, além de possibilitar à criança um contato com o mundo da literatura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRÉ-LEITOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID1777_16102017173315.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DIAS SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA DIAS" "autor_email" => "fdsoliveira.81@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37370 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4100 "inscrito_id" => 1777 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JACARAÚ, PARAÍBA." "resumo" => "As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança. Toda literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança. Dessa forma, a contação de histórias proporciona à criança possibilidades de desenvolvimento, interação, imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças têm de ter contatos com livros. O projeto aplicado teve como objetivo principal identificar a contribuição da Literatura Infantil do pré-leitor e as diversas possibilidades que o livro infantil pode oferecer no desenvolvimento de sua imaginação e oralidade. A importância desse projeto se efetiva, sobretudo, ao considerarmos que a contação de história leva a criança a desenvolver sentimentos diversos, no entanto deve fazer parte da rotina diária e escolar de cada uma. Como referencial teórico, recorremos aos seguintes autores: Abramovich (1989); Aguiar (1993); Coelho (1997) e Cunha (1974). O projeto foi aplicado em uma escola da rede municipal de Jacaraú, Paraíba, com alunos do pré-escolar. Neste projeto, trabalhamos práticas de leitura de maneira lúdica para proporcionar curiosidade e interesse das crianças através da contação de história da fábula dos Três Porquinhos em peça teatral, apresentada pelos professores. A apresentação teatral começa de maneira simples e parte de um problema ligado à realidade, como a preguiça. Após a aplicação e resultados do projeto, podemos afirmar que trabalhar com o conto de maneira lúdica faz com que a história fique bem mais atrativa, conseguindo assim, aguçar a imaginação da criança pré-leitora, além de possibilitar à criança um contato com o mundo da literatura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRÉ-LEITOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID1777_16102017173315.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DIAS SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA DIAS" "autor_email" => "fdsoliveira.81@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }