Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DA RÁDIO EDUCATIVA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS, CAMPUS MACEIÓ, PARA A DISCIPLINA DE FUNDIÇÃO EM MECÂNICA

Palavra-chaves: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, DISCIPLINA DE FUNDIÇÃO, IFAL Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35590
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2359
    "inscrito_id" => 6865
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA RÁDIO EDUCATIVA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS, CAMPUS MACEIÓ, PARA A DISCIPLINA DE FUNDIÇÃO EM MECÂNICA"
    "resumo" => "Esse Artigo Científico realizou uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, com o objetivo de refletir sobre a importância da rádio educativa, como uma ferramenta pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fundição, em virtude da regulamentação, que outorga o funcionamento o funcionamento de 21 emissoras de rádio educativas, a partir do Decreto Lei n. 236, de 28 de fevereiro de 1967. Dentre as instituições selecionadas, encontram-se 10 Institutos Federais, inclusive o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Mas, esse Ambiente Virtual de Aprendizagem não é utilizado em seu cotidiano educacional, mesmo considerando-se que a rádio educativa representa um recurso pedagógico que pode acarretar efeitos positivos e vantajosos no processo de ensino-aprendizagem. No cenário atual, o comportamento social está cada vez mais pautado no advento tecnológico. Nesse contexto da cultura midiática, as Tecnologias da Comunicação e Informação (TCI) inserem-se na vida cotidiana da população mundial. No Brasil, em todos os Estados da nação percebe-se as inegáveis contribuições da TCI em vários contextos da vida contemporânea. Nessa perspectiva, as TCI estão transformando as relações humanas em todas as suas dimensões, econômicas, sociais e, inclusive, no âmbito educacional não tem sido diferente. \tDessa maneira, com o surgimento da internet, instaura-se a era da comunicação universal, que possibilitou superar distâncias, criando um novo tipo de sociedade que se distingue das anteriores. Assim, o homem moderno utiliza de inúmeros recursos tecnológicos que facilitam o acesso às informações disponibilizadas em canais de televisão, rádio, jornais, livros e, também, pela internet. Essa quantidade de informações, compartilhadas nas múltiplas plataformas midiáticas, favorece a comunicação e estimula a troca de informações, interligando instantaneamente a partilha de saberes entre os mais remotos pontos geográficos do Planeta. Consequentemente a informatização da informação possibilita que se diminua a distância e o tempo para que todos possam acessar as informações desejadas do mundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, DISCIPLINA DE FUNDIÇÃO, IFAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6865_11092017213106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENEDITO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BENEDITO NASCIM"
    "autor_email" => "bn4398175@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35590
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2359
    "inscrito_id" => 6865
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA RÁDIO EDUCATIVA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS, CAMPUS MACEIÓ, PARA A DISCIPLINA DE FUNDIÇÃO EM MECÂNICA"
    "resumo" => "Esse Artigo Científico realizou uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, com o objetivo de refletir sobre a importância da rádio educativa, como uma ferramenta pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fundição, em virtude da regulamentação, que outorga o funcionamento o funcionamento de 21 emissoras de rádio educativas, a partir do Decreto Lei n. 236, de 28 de fevereiro de 1967. Dentre as instituições selecionadas, encontram-se 10 Institutos Federais, inclusive o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Mas, esse Ambiente Virtual de Aprendizagem não é utilizado em seu cotidiano educacional, mesmo considerando-se que a rádio educativa representa um recurso pedagógico que pode acarretar efeitos positivos e vantajosos no processo de ensino-aprendizagem. No cenário atual, o comportamento social está cada vez mais pautado no advento tecnológico. Nesse contexto da cultura midiática, as Tecnologias da Comunicação e Informação (TCI) inserem-se na vida cotidiana da população mundial. No Brasil, em todos os Estados da nação percebe-se as inegáveis contribuições da TCI em vários contextos da vida contemporânea. Nessa perspectiva, as TCI estão transformando as relações humanas em todas as suas dimensões, econômicas, sociais e, inclusive, no âmbito educacional não tem sido diferente. \tDessa maneira, com o surgimento da internet, instaura-se a era da comunicação universal, que possibilitou superar distâncias, criando um novo tipo de sociedade que se distingue das anteriores. Assim, o homem moderno utiliza de inúmeros recursos tecnológicos que facilitam o acesso às informações disponibilizadas em canais de televisão, rádio, jornais, livros e, também, pela internet. Essa quantidade de informações, compartilhadas nas múltiplas plataformas midiáticas, favorece a comunicação e estimula a troca de informações, interligando instantaneamente a partilha de saberes entre os mais remotos pontos geográficos do Planeta. Consequentemente a informatização da informação possibilita que se diminua a distância e o tempo para que todos possam acessar as informações desejadas do mundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, DISCIPLINA DE FUNDIÇÃO, IFAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6865_11092017213106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BENEDITO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BENEDITO NASCIM"
    "autor_email" => "bn4398175@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse Artigo Científico realizou uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, com o objetivo de refletir sobre a importância da rádio educativa, como uma ferramenta pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Fundição, em virtude da regulamentação, que outorga o funcionamento o funcionamento de 21 emissoras de rádio educativas, a partir do Decreto Lei n. 236, de 28 de fevereiro de 1967. Dentre as instituições selecionadas, encontram-se 10 Institutos Federais, inclusive o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Mas, esse Ambiente Virtual de Aprendizagem não é utilizado em seu cotidiano educacional, mesmo considerando-se que a rádio educativa representa um recurso pedagógico que pode acarretar efeitos positivos e vantajosos no processo de ensino-aprendizagem. No cenário atual, o comportamento social está cada vez mais pautado no advento tecnológico. Nesse contexto da cultura midiática, as Tecnologias da Comunicação e Informação (TCI) inserem-se na vida cotidiana da população mundial. No Brasil, em todos os Estados da nação percebe-se as inegáveis contribuições da TCI em vários contextos da vida contemporânea. Nessa perspectiva, as TCI estão transformando as relações humanas em todas as suas dimensões, econômicas, sociais e, inclusive, no âmbito educacional não tem sido diferente. Dessa maneira, com o surgimento da internet, instaura-se a era da comunicação universal, que possibilitou superar distâncias, criando um novo tipo de sociedade que se distingue das anteriores. Assim, o homem moderno utiliza de inúmeros recursos tecnológicos que facilitam o acesso às informações disponibilizadas em canais de televisão, rádio, jornais, livros e, também, pela internet. Essa quantidade de informações, compartilhadas nas múltiplas plataformas midiáticas, favorece a comunicação e estimula a troca de informações, interligando instantaneamente a partilha de saberes entre os mais remotos pontos geográficos do Planeta. Consequentemente a informatização da informação possibilita que se diminua a distância e o tempo para que todos possam acessar as informações desejadas do mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.