O percurso dos educandos na etapa final da Educação Básica constitui um momento intenso de concepções e articulações de conhecimento apreendidos, inicialmente, na etapa anterior. Todavia, o processo de ensino-aprendizagem, ora fragilizado, permite o distanciamento da realidade com os conteúdos apresentados no Ensino Médio. Neste contexto, o ato de ensinar não tem sentido completo se os participantes do processo estão alheios aos procedimentos ofertados pelos docentes. Assim, observando a necessidade de modificar o cenário daqueles que irão estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Macau, inserimos um Projeto de Extensão que corresponde ao processo de intervenção das disciplinas Matemática e Língua Portuguesa, de modo a oportunizar uma revisão de conceitos para que haja uma permanência exitosa dos envolvidos na referida instituição. Para tanto, organizamos aulas que envolveram exposições orais, resolução de listas de exercícios, momentos de reflexão, participação em atividades lúdicas, leitura e intepretação de eventos (textos, situações cotidianas, entre outros), além da participação em outro Projeto “Cinedebate” para que os mesmos pudessem expressar as opiniões acerca de um filme. Na sequência, emergiu a necessidade de pesquisarmos acerca desses momentos, com vistas a traçar um perfil dos ingressantes nos cursos técnicos integrados deste campus. Assim, espera-se que por meio dos dados (análise dos questionários), possamos identificar os princípios norteadores da construção do conhecimento desses envolvidos, levando em consideração os aparatos que os mesmos trazem para corroborar com os encaminhamentos dados nas aulas dentro na nova instituição de ensino ao qual estão vinculados.