Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO: A CANA-DE-AÇÚCAR SOB OS OLHARES QUÍMICO E HISTÓRICO

Palavra-chaves: CONHECIMENTO CIENTÍFICO, INTERDISCIPLINARIDADE, SABERES QUÍMICOS, SABERES HISTÓRICOS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é oriundo de uma intervenção interdisciplinar desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Química do IFPE Campus Vitória de Santo Antão. Tendo por objetivo analisar a contribuição da interdisciplinaridade como mecanismo no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho foi executado em uma escola técnica da Rede Estadual de Educação do Estado de Pernambuco situada no município de Gravatá em parceria com a docente de História da unidade escolar. Com uma população amostral de oitenta discentes regularmente matriculados na segunda série do Ensino Médio Integrado a Curso Técnico. Estruturado em duas etapas compreendidas em aula teórica sobre a importância e impactos da cana-de-açúcar no Brasil Colonial aliado aos conceitos químicos envolvidos no processamento da cana e visita técnica a uma agroindústria sucroalcooleira de médio porte. O trabalho adotou uma metodologia que segue uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. Ao término do trabalho notou-se a interação dos discentes com a proposta. Destacando a construção efetiva do conhecimento científico, promovendo um aprimoramento nos conhecimentos já existentes. Isso foi percebido através das respostas às perguntas realizadas no debate ao término da visita técnica, onde os discentes demostraram ter adquirido propriedade sobre os assuntos relacionados aos questionamentos. A partir da interdisciplinaridade eles puderam perceber a relação existente entre as áreas do conhecimento envolvidas. Os resultados indicaram que a interdisciplinaridade é uma estratégia bastante válida que pode ser utilizada pelo docente no processo de ensino e aprendizagem. Tal fato é possível devido à desfragmentação do saber com atribuição de significado e aplicabilidade do conhecimento.

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