Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DA ÉTICA E CIDADANIA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTANCIA, METODOLOGIA, ÈTICA E CIDADANIA, PROFESSOR, PROFESSOR Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37439
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3818
    "inscrito_id" => 8497
    "titulo" => "METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DA ÉTICA E CIDADANIA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A Metodologia da Problematização norteará o desenvolvimento deste estudo pois reúne como metodologia de ensino, de estudo e de trabalho para ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade distribuído no Programa de Disciplina Ética e Cidadania.\r\n
      O projeto Metodologia da Problematização no Ensino da Ética e Cidadania Nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental propõe aos alunos de Pedagogia em EAD de diferentes polos da Universidade Estadual do Maranhão, a possibilidade metodológica de trabalhar valores, a partir do problematizar.\r\n
       Nesta perspectiva, a Metodologia da Problematização parte de três pressupostos: analisar, problematizar e gerar possíveis soluções de resolução, tudo isso com o intuito de gerar uma visão crítica partindo da Ética e Cidadania mediante valores obtidos na atual sociedade. \r\n
      O projeto é realizado a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do Núcleo de Tecnologia Para Educação -  UEMANET, campus Paulo VI. Traz consigo uma diversidade de materiais voltados para trabalhar com a Metodologia da Problematização partindo da Ética e Cidadania.Durante o desenvolvimento de todo projeto foi possível averiguar a partir das tarefas realizadas e seus respectivos fóruns, que  é válido trabalhar com valores partindo da Ética e Cidadania,  utilizando a Metodologia da Problematização como método de ensino.Foi possível notar que muitos apontamentos sobre a Ética foi evidenciados durante a resolução das tarefas. Ocorreu que na maioria dos textos dissertativos eram voltados para o ensino da Ética e Cidadania propriamente dita. A visão docente de professores gestores do ensino da disciplina Ética, conta com ajustes comportamentais até ao longo do curso. Até porque com o dinamismo pertinente a ação educativa pela pesquisa, fortalecerá valores, edificarão outros, por conta da sensibilização metodológica e teórica pela constatação pessoal do educando.\r\n
      A Ética pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso com o outro e o homem antes de crescer resiste a abrir mão do egoísmo. Defende o "eu" o "meu" em quase todos os espaços que são de natureza social "nós".  O Objetivo principal é desenvolver uma pratica metodológica em sala de aula pelo uso da metodologia da problematização, além de ampliar habilidades motivadoras para o desenvolvimento de trabalhos e estudos científicos na área do conhecimento da Ética e Cidadania através da Metodologia da Problematização, •\tDesenvolver habilidades práticas da Metodologia da Problematização direcionadas aos alunos do curso de Pedagogia em EAD.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTANCIA, METODOLOGIA, ÈTICA E CIDADANIA, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID8497_16102017004613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA JACKELINE DE SOUZA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA PINHEIRO"
    "autor_email" => "jackelinne.souza.ap@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37439
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3818
    "inscrito_id" => 8497
    "titulo" => "METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DA ÉTICA E CIDADANIA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A Metodologia da Problematização norteará o desenvolvimento deste estudo pois reúne como metodologia de ensino, de estudo e de trabalho para ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade distribuído no Programa de Disciplina Ética e Cidadania.\r\n
      O projeto Metodologia da Problematização no Ensino da Ética e Cidadania Nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental propõe aos alunos de Pedagogia em EAD de diferentes polos da Universidade Estadual do Maranhão, a possibilidade metodológica de trabalhar valores, a partir do problematizar.\r\n
       Nesta perspectiva, a Metodologia da Problematização parte de três pressupostos: analisar, problematizar e gerar possíveis soluções de resolução, tudo isso com o intuito de gerar uma visão crítica partindo da Ética e Cidadania mediante valores obtidos na atual sociedade. \r\n
      O projeto é realizado a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do Núcleo de Tecnologia Para Educação -  UEMANET, campus Paulo VI. Traz consigo uma diversidade de materiais voltados para trabalhar com a Metodologia da Problematização partindo da Ética e Cidadania.Durante o desenvolvimento de todo projeto foi possível averiguar a partir das tarefas realizadas e seus respectivos fóruns, que  é válido trabalhar com valores partindo da Ética e Cidadania,  utilizando a Metodologia da Problematização como método de ensino.Foi possível notar que muitos apontamentos sobre a Ética foi evidenciados durante a resolução das tarefas. Ocorreu que na maioria dos textos dissertativos eram voltados para o ensino da Ética e Cidadania propriamente dita. A visão docente de professores gestores do ensino da disciplina Ética, conta com ajustes comportamentais até ao longo do curso. Até porque com o dinamismo pertinente a ação educativa pela pesquisa, fortalecerá valores, edificarão outros, por conta da sensibilização metodológica e teórica pela constatação pessoal do educando.\r\n
      A Ética pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso com o outro e o homem antes de crescer resiste a abrir mão do egoísmo. Defende o "eu" o "meu" em quase todos os espaços que são de natureza social "nós".  O Objetivo principal é desenvolver uma pratica metodológica em sala de aula pelo uso da metodologia da problematização, além de ampliar habilidades motivadoras para o desenvolvimento de trabalhos e estudos científicos na área do conhecimento da Ética e Cidadania através da Metodologia da Problematização, •\tDesenvolver habilidades práticas da Metodologia da Problematização direcionadas aos alunos do curso de Pedagogia em EAD.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTANCIA, METODOLOGIA, ÈTICA E CIDADANIA, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID8497_16102017004613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA JACKELINE DE SOUZA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA PINHEIRO"
    "autor_email" => "jackelinne.souza.ap@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Metodologia da Problematização norteará o desenvolvimento deste estudo pois reúne como metodologia de ensino, de estudo e de trabalho para ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade distribuído no Programa de Disciplina Ética e Cidadania. O projeto Metodologia da Problematização no Ensino da Ética e Cidadania Nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental propõe aos alunos de Pedagogia em EAD de diferentes polos da Universidade Estadual do Maranhão, a possibilidade metodológica de trabalhar valores, a partir do problematizar. Nesta perspectiva, a Metodologia da Problematização parte de três pressupostos: analisar, problematizar e gerar possíveis soluções de resolução, tudo isso com o intuito de gerar uma visão crítica partindo da Ética e Cidadania mediante valores obtidos na atual sociedade. O projeto é realizado a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do Núcleo de Tecnologia Para Educação - UEMANET, campus Paulo VI. Traz consigo uma diversidade de materiais voltados para trabalhar com a Metodologia da Problematização partindo da Ética e Cidadania.Durante o desenvolvimento de todo projeto foi possível averiguar a partir das tarefas realizadas e seus respectivos fóruns, que é válido trabalhar com valores partindo da Ética e Cidadania, utilizando a Metodologia da Problematização como método de ensino.Foi possível notar que muitos apontamentos sobre a Ética foi evidenciados durante a resolução das tarefas. Ocorreu que na maioria dos textos dissertativos eram voltados para o ensino da Ética e Cidadania propriamente dita. A visão docente de professores gestores do ensino da disciplina Ética, conta com ajustes comportamentais até ao longo do curso. Até porque com o dinamismo pertinente a ação educativa pela pesquisa, fortalecerá valores, edificarão outros, por conta da sensibilização metodológica e teórica pela constatação pessoal do educando. A Ética pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso com o outro e o homem antes de crescer resiste a abrir mão do egoísmo. Defende o "eu" o "meu" em quase todos os espaços que são de natureza social "nós". O Objetivo principal é desenvolver uma pratica metodológica em sala de aula pelo uso da metodologia da problematização, além de ampliar habilidades motivadoras para o desenvolvimento de trabalhos e estudos científicos na área do conhecimento da Ética e Cidadania através da Metodologia da Problematização, • Desenvolver habilidades práticas da Metodologia da Problematização direcionadas aos alunos do curso de Pedagogia em EAD.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.