Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAFIDAM/UECE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA, ATUAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37859
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3787
    "inscrito_id" => 8438
    "titulo" => "O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAFIDAM/UECE"
    "resumo" => "A formação de professores desafia pesquisadores da Educação atentos aos elementos políticos e epistemológicos que embasam e favorecem a plena efetividade da docência. Esta pesquisa objetivou conhecer a trajetória da formação e atuação profissional dos (as) egressos (as) do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da UECE, na cidade de Limoeiro do Norte (CE), no interstício de 2011 a 2015. De natureza quantitativa e qualitativa, se propôs a um levantamento exploratório e reflexivo, de forma transversal, sobre o percurso destes egressos no exercício profissional. Após levantamento dos dados na Secretaria da faculdade, referente aos seus números de telefones e/ou e-mail, foram realizadas diversas tentativas de contato por um período de seis meses, quando se fazia o convite para participar da pesquisa, e era enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A partir da disponibilidade em participar da pesquisa, enviava-se o questionário por e-mail, que era posteriormente devolvido à pesquisadora. Surgiram algumas dificuldades para entrar em contato com os egressos, tais como: números de telefones inexistentes ou que não atendiam a ligação e correios eletrônicos que retornavam e/ou não eram respondidos. Dos egressos contatados, apenas 15 responderam o questionário, o que caracteriza um fenômeno comum aos inquéritos realizados via mídias eletrônicas. Por tratar-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, não obstante o número reduzido de participantes, muito abaixo da expectativa das pesquisadoras, os resultados evidenciaram dados significativos, favorecendo grandes reflexões, discussão e debate acerca da formação docente no Curso de Pedagogia. Entre os sujeitos, 14 eram do gênero feminino e 01 do gênero masculino, o que entra em acordo com estudos que apontam a Pedagogia como um curso predominantemente feminino, condição construída historicamente desde o início da Educação Infantil. Na faixa etária entre 23 e 54 anos, 10 eram solteiros e 13 não tinham filhos, caracterizando um perfil que favorece um maior envolvimento com as atividades acadêmicas e profissionais. Além de Limoeiro do Norte, residiam nas cidades de Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas, todas no Vale do Jaguaribe, como também em Maracanaú e Poços de Caldas (MG), devido a aprovação em concursos de outras localidades. Entre os egressos, quatro já tinham o título de mestre, uma era mestrandos e quatro eram especialistas, o que demonstrou um perfil interessado na pesquisa e ampliação da formação. Entre suas atividades profissionais, elencam-se: magistério no Ensino Superior (4), Educação Infantil (3), Creche e Ensino Fundamenta l (2), Reforço escolar (1), como também duas egressas que saíram da área de formação.  Os resultados apontam que o curso de Pedagogia da FAFIDAM/UECE cumpre o propósito de formar o(a) professor(a) da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de preparar, àqueles que desejarem, para o ingresso em cursos de pós-graduação, visto que, entre os mestres e mestranda deste estudo, todos foram egressos do curso de Pedagogia da FAFIDAM. Dessa forma, o curso segue as orientações do seu Projeto Pedagógico, respaldado pelas orientações legais estabelecidas para a formação do pedagogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA, ATUAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8438_15102017232550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA RAQUEL FERREIRA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA RAQUEL"
    "autor_email" => "brunapinheiro.mn@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37859
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3787
    "inscrito_id" => 8438
    "titulo" => "O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAFIDAM/UECE"
    "resumo" => "A formação de professores desafia pesquisadores da Educação atentos aos elementos políticos e epistemológicos que embasam e favorecem a plena efetividade da docência. Esta pesquisa objetivou conhecer a trajetória da formação e atuação profissional dos (as) egressos (as) do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da UECE, na cidade de Limoeiro do Norte (CE), no interstício de 2011 a 2015. De natureza quantitativa e qualitativa, se propôs a um levantamento exploratório e reflexivo, de forma transversal, sobre o percurso destes egressos no exercício profissional. Após levantamento dos dados na Secretaria da faculdade, referente aos seus números de telefones e/ou e-mail, foram realizadas diversas tentativas de contato por um período de seis meses, quando se fazia o convite para participar da pesquisa, e era enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A partir da disponibilidade em participar da pesquisa, enviava-se o questionário por e-mail, que era posteriormente devolvido à pesquisadora. Surgiram algumas dificuldades para entrar em contato com os egressos, tais como: números de telefones inexistentes ou que não atendiam a ligação e correios eletrônicos que retornavam e/ou não eram respondidos. Dos egressos contatados, apenas 15 responderam o questionário, o que caracteriza um fenômeno comum aos inquéritos realizados via mídias eletrônicas. Por tratar-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, não obstante o número reduzido de participantes, muito abaixo da expectativa das pesquisadoras, os resultados evidenciaram dados significativos, favorecendo grandes reflexões, discussão e debate acerca da formação docente no Curso de Pedagogia. Entre os sujeitos, 14 eram do gênero feminino e 01 do gênero masculino, o que entra em acordo com estudos que apontam a Pedagogia como um curso predominantemente feminino, condição construída historicamente desde o início da Educação Infantil. Na faixa etária entre 23 e 54 anos, 10 eram solteiros e 13 não tinham filhos, caracterizando um perfil que favorece um maior envolvimento com as atividades acadêmicas e profissionais. Além de Limoeiro do Norte, residiam nas cidades de Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas, todas no Vale do Jaguaribe, como também em Maracanaú e Poços de Caldas (MG), devido a aprovação em concursos de outras localidades. Entre os egressos, quatro já tinham o título de mestre, uma era mestrandos e quatro eram especialistas, o que demonstrou um perfil interessado na pesquisa e ampliação da formação. Entre suas atividades profissionais, elencam-se: magistério no Ensino Superior (4), Educação Infantil (3), Creche e Ensino Fundamenta l (2), Reforço escolar (1), como também duas egressas que saíram da área de formação.  Os resultados apontam que o curso de Pedagogia da FAFIDAM/UECE cumpre o propósito de formar o(a) professor(a) da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de preparar, àqueles que desejarem, para o ingresso em cursos de pós-graduação, visto que, entre os mestres e mestranda deste estudo, todos foram egressos do curso de Pedagogia da FAFIDAM. Dessa forma, o curso segue as orientações do seu Projeto Pedagógico, respaldado pelas orientações legais estabelecidas para a formação do pedagogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA, ATUAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8438_15102017232550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA RAQUEL FERREIRA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA RAQUEL"
    "autor_email" => "brunapinheiro.mn@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação de professores desafia pesquisadores da Educação atentos aos elementos políticos e epistemológicos que embasam e favorecem a plena efetividade da docência. Esta pesquisa objetivou conhecer a trajetória da formação e atuação profissional dos (as) egressos (as) do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da UECE, na cidade de Limoeiro do Norte (CE), no interstício de 2011 a 2015. De natureza quantitativa e qualitativa, se propôs a um levantamento exploratório e reflexivo, de forma transversal, sobre o percurso destes egressos no exercício profissional. Após levantamento dos dados na Secretaria da faculdade, referente aos seus números de telefones e/ou e-mail, foram realizadas diversas tentativas de contato por um período de seis meses, quando se fazia o convite para participar da pesquisa, e era enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A partir da disponibilidade em participar da pesquisa, enviava-se o questionário por e-mail, que era posteriormente devolvido à pesquisadora. Surgiram algumas dificuldades para entrar em contato com os egressos, tais como: números de telefones inexistentes ou que não atendiam a ligação e correios eletrônicos que retornavam e/ou não eram respondidos. Dos egressos contatados, apenas 15 responderam o questionário, o que caracteriza um fenômeno comum aos inquéritos realizados via mídias eletrônicas. Por tratar-se de uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, não obstante o número reduzido de participantes, muito abaixo da expectativa das pesquisadoras, os resultados evidenciaram dados significativos, favorecendo grandes reflexões, discussão e debate acerca da formação docente no Curso de Pedagogia. Entre os sujeitos, 14 eram do gênero feminino e 01 do gênero masculino, o que entra em acordo com estudos que apontam a Pedagogia como um curso predominantemente feminino, condição construída historicamente desde o início da Educação Infantil. Na faixa etária entre 23 e 54 anos, 10 eram solteiros e 13 não tinham filhos, caracterizando um perfil que favorece um maior envolvimento com as atividades acadêmicas e profissionais. Além de Limoeiro do Norte, residiam nas cidades de Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas, todas no Vale do Jaguaribe, como também em Maracanaú e Poços de Caldas (MG), devido a aprovação em concursos de outras localidades. Entre os egressos, quatro já tinham o título de mestre, uma era mestrandos e quatro eram especialistas, o que demonstrou um perfil interessado na pesquisa e ampliação da formação. Entre suas atividades profissionais, elencam-se: magistério no Ensino Superior (4), Educação Infantil (3), Creche e Ensino Fundamenta l (2), Reforço escolar (1), como também duas egressas que saíram da área de formação. Os resultados apontam que o curso de Pedagogia da FAFIDAM/UECE cumpre o propósito de formar o(a) professor(a) da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de preparar, àqueles que desejarem, para o ingresso em cursos de pós-graduação, visto que, entre os mestres e mestranda deste estudo, todos foram egressos do curso de Pedagogia da FAFIDAM. Dessa forma, o curso segue as orientações do seu Projeto Pedagógico, respaldado pelas orientações legais estabelecidas para a formação do pedagogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.