DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DE APRENDIZADO DO MODELO CURRICULAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA REDE LAUREATE – RESULTADOS PARCIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36423 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1576 "inscrito_id" => 7123 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DE APRENDIZADO DO MODELO CURRICULAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA REDE LAUREATE – RESULTADOS PARCIAIS" "resumo" => "A ideia de desenvolver tecnologias educacionais foi concebida do constante incentivo por buscar recursos digitais inovadores ao processo de ensino e aprendizagem do Modelo Curricular de Ciências da Saúde da rede Laureate International Universities (Laureate Learning Model - LLM). No Centro Universitário FADERGS, como projeto de pesquisa, o desenvolvimento de jogos digitais foi premiado no edital do “Programa de Subsídios de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Híbridos”, em 2016. Este trabalho tem como objetivos verificar o impacto do recurso “jogos digitais” desenvolvidos no Centro Universitário FADERGS no processo de ensino e aprendizagem de estudantes e promover, de forma significativa, o uso desta tecnologia na FADERGS e demais instituições da rede Laureate, em apoio ao LLM. No estudo foi desenvolvida a unidade de aprendizagem "Sistema Digestório" na série "Recordando os Sistemas Corporais Humanos". Layouts e storyboards foram projetados nos programas de criação e edição gráfica Adobe Illustrator CC e Adobe Photoshop CC. Posteriormente, foram adequados e programados em HTML5 e JavaScript. O cálculo estatístico será sustentado com nível de significância de 5%, potência de 90% e razão GE: GC = 1. O software WINPEPI na versão 11.25 foi utilizado para calcular o tamanho da amostra. Será utilizado o teste não-paramétrico Kolmogorov-Smirnov para verificar a hipótese de distribuição normal. As comparações entre os grupos GE e GC serão realizadas pelo teste “t” de Student para distribuição normal e o teste “U” de Mann-Whitney para distribuição não-normal, com significância estatística p" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGOS DIGITAIS, RECURSOS DIGITAIS, RECURSOS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7123_10092017230415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍCOLAS PEREIRA MURCIA" "autor_nome_curto" => "NÍCOLAS MURCIA" "autor_email" => "nicolas.murcia@fadergs.ed" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS (FADERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36423 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1576 "inscrito_id" => 7123 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO DE APRENDIZADO DO MODELO CURRICULAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA REDE LAUREATE – RESULTADOS PARCIAIS" "resumo" => "A ideia de desenvolver tecnologias educacionais foi concebida do constante incentivo por buscar recursos digitais inovadores ao processo de ensino e aprendizagem do Modelo Curricular de Ciências da Saúde da rede Laureate International Universities (Laureate Learning Model - LLM). No Centro Universitário FADERGS, como projeto de pesquisa, o desenvolvimento de jogos digitais foi premiado no edital do “Programa de Subsídios de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Híbridos”, em 2016. Este trabalho tem como objetivos verificar o impacto do recurso “jogos digitais” desenvolvidos no Centro Universitário FADERGS no processo de ensino e aprendizagem de estudantes e promover, de forma significativa, o uso desta tecnologia na FADERGS e demais instituições da rede Laureate, em apoio ao LLM. No estudo foi desenvolvida a unidade de aprendizagem "Sistema Digestório" na série "Recordando os Sistemas Corporais Humanos". Layouts e storyboards foram projetados nos programas de criação e edição gráfica Adobe Illustrator CC e Adobe Photoshop CC. Posteriormente, foram adequados e programados em HTML5 e JavaScript. O cálculo estatístico será sustentado com nível de significância de 5%, potência de 90% e razão GE: GC = 1. O software WINPEPI na versão 11.25 foi utilizado para calcular o tamanho da amostra. Será utilizado o teste não-paramétrico Kolmogorov-Smirnov para verificar a hipótese de distribuição normal. As comparações entre os grupos GE e GC serão realizadas pelo teste “t” de Student para distribuição normal e o teste “U” de Mann-Whitney para distribuição não-normal, com significância estatística p" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGOS DIGITAIS, RECURSOS DIGITAIS, RECURSOS DIGITAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID7123_10092017230415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍCOLAS PEREIRA MURCIA" "autor_nome_curto" => "NÍCOLAS MURCIA" "autor_email" => "nicolas.murcia@fadergs.ed" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS (FADERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }