Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO ACADÊMICO: AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DOS TCC’S DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMA, OBSERVADAS A PARTIR DO CONCEITO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE LEA E STREET.

Palavra-chaves: LETRAMENTO ACADÊMICO, PEDAGOGIA, DIFICULDADES, TCC Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37328
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2841
    "inscrito_id" => 1935
    "titulo" => "LETRAMENTO ACADÊMICO: AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DOS TCC’S DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMA, OBSERVADAS A PARTIR DO CONCEITO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE LEA E STREET."
    "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa sobre letramento acadêmico, o qual surgiu a partir das observações do processo de formação dos (as) alunos (as) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Observa-se que durante o curso, estes discentes passam a ter contato e a elaborar diversos gêneros acadêmicos. Nesse contexto, à luz dos conceitos de Lea e Street, o projeto teve como objetivo analisar as dificuldades que os (as) alunos (as) deste curso apresentam durante a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o qual foi considerado como um dos gêneros da escrita acadêmica, na medida em que possui regras, formato e modelo próprio que só poderiam ser ensinados na universidade. Desta maneira, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes do sétimo e oitavo período do ano de 2016, foi possível evidenciar alguns problemas existentes nos seus processos de letramento. Destacam-se, portanto, as dificuldades em compreender os textos teóricos e com a escrita normatizada segundo a ABNT. Deste modo, pode-se verificar a existência de uma formação que produz alunos com dificuldades referentes à escrita acadêmica demandada pelo curso, uma vez que muitos ainda se reportam aos métodos de escrita do ensino básico. Além disso, com o decorrer da pesquisa, teve-se necessidade de realizar também uma entrevista com uma determinada professora do curso de Pedagogia, a fim de compreender o seu ponto de vista em relação a estas dificuldades pontuadas no primeiro momento da pesquisa por esses estudantes e ainda conhecer como a mesma age durante o processo de orientação para ajudá-los com a elaboração dos TCCs, na medida em que evidencia-se que estes discentes já entram na universidade com dificuldades quanto à elaboração dos trabalhos acadêmicos, principalmente em relação ao TCC. Após, pontuarmos essas dificuldades entende-se que é necessária uma mudança em relação à forma como esse processo de letramento acadêmico está sendo desenvolvido com os alunos, na medida em que se percebe que a maioria destas dificuldades não foram totalmente corrigidas e ainda são persistentes e visíveis do inicio ao fim desta graduação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, PEDAGOGIA, DIFICULDADES, TCC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID1935_23092017122954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIM GONÇALVES MARQUES "
    "autor_nome_curto" => "YASMIM MARQUES"
    "autor_email" => "yhasmim.marques.96@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37328
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2841
    "inscrito_id" => 1935
    "titulo" => "LETRAMENTO ACADÊMICO: AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DOS TCC’S DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMA, OBSERVADAS A PARTIR DO CONCEITO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE LEA E STREET."
    "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa sobre letramento acadêmico, o qual surgiu a partir das observações do processo de formação dos (as) alunos (as) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Observa-se que durante o curso, estes discentes passam a ter contato e a elaborar diversos gêneros acadêmicos. Nesse contexto, à luz dos conceitos de Lea e Street, o projeto teve como objetivo analisar as dificuldades que os (as) alunos (as) deste curso apresentam durante a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o qual foi considerado como um dos gêneros da escrita acadêmica, na medida em que possui regras, formato e modelo próprio que só poderiam ser ensinados na universidade. Desta maneira, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes do sétimo e oitavo período do ano de 2016, foi possível evidenciar alguns problemas existentes nos seus processos de letramento. Destacam-se, portanto, as dificuldades em compreender os textos teóricos e com a escrita normatizada segundo a ABNT. Deste modo, pode-se verificar a existência de uma formação que produz alunos com dificuldades referentes à escrita acadêmica demandada pelo curso, uma vez que muitos ainda se reportam aos métodos de escrita do ensino básico. Além disso, com o decorrer da pesquisa, teve-se necessidade de realizar também uma entrevista com uma determinada professora do curso de Pedagogia, a fim de compreender o seu ponto de vista em relação a estas dificuldades pontuadas no primeiro momento da pesquisa por esses estudantes e ainda conhecer como a mesma age durante o processo de orientação para ajudá-los com a elaboração dos TCCs, na medida em que evidencia-se que estes discentes já entram na universidade com dificuldades quanto à elaboração dos trabalhos acadêmicos, principalmente em relação ao TCC. Após, pontuarmos essas dificuldades entende-se que é necessária uma mudança em relação à forma como esse processo de letramento acadêmico está sendo desenvolvido com os alunos, na medida em que se percebe que a maioria destas dificuldades não foram totalmente corrigidas e ainda são persistentes e visíveis do inicio ao fim desta graduação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, PEDAGOGIA, DIFICULDADES, TCC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID1935_23092017122954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIM GONÇALVES MARQUES "
    "autor_nome_curto" => "YASMIM MARQUES"
    "autor_email" => "yhasmim.marques.96@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa sobre letramento acadêmico, o qual surgiu a partir das observações do processo de formação dos (as) alunos (as) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Observa-se que durante o curso, estes discentes passam a ter contato e a elaborar diversos gêneros acadêmicos. Nesse contexto, à luz dos conceitos de Lea e Street, o projeto teve como objetivo analisar as dificuldades que os (as) alunos (as) deste curso apresentam durante a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o qual foi considerado como um dos gêneros da escrita acadêmica, na medida em que possui regras, formato e modelo próprio que só poderiam ser ensinados na universidade. Desta maneira, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes do sétimo e oitavo período do ano de 2016, foi possível evidenciar alguns problemas existentes nos seus processos de letramento. Destacam-se, portanto, as dificuldades em compreender os textos teóricos e com a escrita normatizada segundo a ABNT. Deste modo, pode-se verificar a existência de uma formação que produz alunos com dificuldades referentes à escrita acadêmica demandada pelo curso, uma vez que muitos ainda se reportam aos métodos de escrita do ensino básico. Além disso, com o decorrer da pesquisa, teve-se necessidade de realizar também uma entrevista com uma determinada professora do curso de Pedagogia, a fim de compreender o seu ponto de vista em relação a estas dificuldades pontuadas no primeiro momento da pesquisa por esses estudantes e ainda conhecer como a mesma age durante o processo de orientação para ajudá-los com a elaboração dos TCCs, na medida em que evidencia-se que estes discentes já entram na universidade com dificuldades quanto à elaboração dos trabalhos acadêmicos, principalmente em relação ao TCC. Após, pontuarmos essas dificuldades entende-se que é necessária uma mudança em relação à forma como esse processo de letramento acadêmico está sendo desenvolvido com os alunos, na medida em que se percebe que a maioria destas dificuldades não foram totalmente corrigidas e ainda são persistentes e visíveis do inicio ao fim desta graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.