Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIPÍDIOS COM PROPOSTA CONTEXTUALIZADA E PROBLEMATIZADORA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO, LIPÍDIOS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

No ensino de química existem vários eixos norteadores que contribuem para o desenvolvimento e evolução do processo de ensino aprendizagem dessa ciência. Entre estes, se destaca a contextualização e problematização, que veem a contribuir com a melhoria do ensino na educação, sobre tudo no ensino médio, que é carente de novas metodologias que facilitem a aprendizagem. Isso se deve a falta de tempo dos educadores, e estruturas adequadas para realização de aulas práticas contextualizadas e problematizadas que facilitaria a compreensão e entendimentos dos conteúdos abordados. Na atual conjuntura do ensino brasileiro, tem se denotado uma aprendizagem pautada na memorização, na transmissão e recepção, sem a relação com o contexto dos estudantes. Percebemos assim que a contextualização e problematização são ferramentas capazes de mudar essa conjuntura da educação brasileira, que ainda está voltada para a figura central do professor. Com base nisto, esse trabalho buscou-se proporcionar ao educando uma melhor aprendizagem da disciplina, inserindo conteúdos de Química em seu cotidiano, demonstrando a importância que a contextualização e problematização pode exercer na aprendizagem, e na fixação do assunto nos alunos, através de uma aula prática e teórica acerca do tema a química dos lipídios. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Química, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da Universidade Federal da Paraíba localizado na cidade de Bananeiras-PB, com educandos da Escola Estadual Dr. Alfredo Pessoa de Lima da cidade de Solânea-PB, e José Rocha Sobrinho da cidade de Bananeiras-PB. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos, pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. Para a obtenção dos resultados fez uma análise entre a pré-intervenção avaliativa e pós-intervenção avaliativa de ambas as escolas, onde ficou evidente que na pré-intervenção os estudantes da Escola Alfredo Pessoa de Lima apresentaram dificuldade para responder. Mas comparando com o resultado da pré-intervenção da escola José Rocha Sobrinho, o seu rendimento foi melhor. Isso pode ter ocorrido pelo o fato do professor já ter abordado o conteúdo em sala de aula, facilitando assim na resolução das respostas. Já na pós-intervenção ambas as escolas apresentaram resultados acima da média e satisfatória, evidenciando a significância da metodologia adotada no ensino de química. Nesse contexto perante os resultados obtidos, podemos certificar que a contextualização e a problematização é de fundamental importância no ensino de química. Dessa forma a combinação da aula experimental com a aula teórica demostra ser um mecanismo indispensável no ensino de química.

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