Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚSICA E BIOLOGIA: APROXIMAÇÕES EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: CURRÍCULO INTEGRADO, MÚSICA, BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Neste trabalho, apresentamos reflexões sobre as possíveis contribuições da utilização da música para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina Biologia, no contexto da Educação Profissional Técnica realizada de forma Integrada com o Ensino Médio. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica abarcando trabalhos das áreas de Educação Musical, Biologia e Educação. A partir dos trabalhos localizados, observamos que apesar da pequena intersecção de conteúdos próprios das duas áreas (na qual destacam-se possibilidades como o estudo da audição humana), a utilização da música mostra-se como estratégia recorrente nas aulas de Biologia, principalmente a partir da análise de letras que envolvem conteúdos próprios das Ciências Biológicas ou ainda pela elaboração de paródias, caracterizando-se assim como uma ferramenta didática que pode contribuir significativamente com o processo de ensino-aprendizagem da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.