BEZERRA, Italan Carneiro. Música e biologia: aproximações em sala de aula. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37497>. Acesso em: 05/11/2024 07:10
Neste trabalho, apresentamos reflexões sobre as possíveis contribuições da utilização da música para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina Biologia, no contexto da Educação Profissional Técnica realizada de forma Integrada com o Ensino Médio. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica abarcando trabalhos das áreas de Educação Musical, Biologia e Educação. A partir dos trabalhos localizados, observamos que apesar da pequena intersecção de conteúdos próprios das duas áreas (na qual destacam-se possibilidades como o estudo da audição humana), a utilização da música mostra-se como estratégia recorrente nas aulas de Biologia, principalmente a partir da análise de letras que envolvem conteúdos próprios das Ciências Biológicas ou ainda pela elaboração de paródias, caracterizando-se assim como uma ferramenta didática que pode contribuir significativamente com o processo de ensino-aprendizagem da disciplina.