FERREIRA, Rejane Gomes. Educação socioemocional: desafio na escola contemporânea.. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36687>. Acesso em: 22/11/2024 10:48
Este trabalho tem como objetivo provocar um pensar sobre as relações amorosas no âmbito escolar a partir de ações que possibilitem um refletir sobre o EU e nossas relações consigo mesmo e com os outros gerando um ambiente de convívio harmonioso. A discussão envolve a realização de um projeto que teve em seu cerne o propósito de desenvolver o espírito de coletividade, cooperação, solidariedade, união e de respeito entre os sujeitos, estimulando uma convivência harmoniosa, resgatando valores e fortalecendo a autoestima, num processo de formação humana integral. Tal projeto partiu, da questão sobre “Como desenvolver uma educação de aceitação e respeito de si mesmo no âmbito escolar, numa sociedade do conhecimento, onde o TER se sobressai ao SER? É possível?”. Tomando como base os princípios dos quatro pilares da educação no século XXI: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, observa-se neste trabalho que é possível desenvolver um trabalho educativo com as crianças onde o refletir sobre suas próprias ações possibilitam mudanças de comportamento, onde as emoções são tratadas de forma ressignificativa. Referenciados por Maturana (2009), Freire (2008) e Delors (2012), compreende-se que é possível a realização de um trabalho pautado na reflexão e no diálogo.