Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35752
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 5664
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA"
    "resumo" => "Alfabetizar é a tarefa mais importante no processo de ensino e aprendizagem e não tem sido fácil para os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental exercê-la de forma eficaz. Neste contexto, evidenciamos muitos questionamentos sobre qual seria a maneira mais indicada para alfabetizar, criar alunos capazes de construir seu próprio conhecimento, ser participante e crítico na sociedade. O presente artigo discute o histórico das pesquisas na área de alfabetização e as diferentes formas, ao longo dos anos, de conceber a escrita e seus processos de aquisição pelas crianças. Buscando permitir a compreensão da discussão atual sobre a utilização dos conceitos de alfabetização e letramento, como também discute o papel do professor nos processos, de aprendizagem da língua. Trata-se de uma pesquisa teórico bibliográfica baseada em autores de questões relacionadas à alfabetização e ao campo educacional em geral, como Geraldi (1993), Moraes (1989) Soares (2003), Ferreiro (1995), Noronha e Ferreira (2000), Colello (2003), Ribeiro ( 2003), Leal (2005), Leite (2001), Kleimam (2005), Almeida (2010), Coelho e Pisione (2012)  dentre outras publicações  destinadas a formação de professores alfabetizadores que trazem reflexões significativas sobre os métodos de alfabetização e a compreensão da criança como um sujeito ativo capaz de participar ativamente do próprio processo de construção da aprendizagem da língua escrita. A temática deste artigo é muito relevante para a reflexão dos professores alfabetizadores, uma vez que se busca caracterizar aspectos relacionados à sistematização de práticas docentes de alfabetização em diversos momentos, demonstrando que cada mudança de rumos no pensamento sobre alfabetização acaba alterando também os modos de realizar o ato de alfabetizar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5664_23082017104927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO"
    "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35752
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 5664
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA"
    "resumo" => "Alfabetizar é a tarefa mais importante no processo de ensino e aprendizagem e não tem sido fácil para os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental exercê-la de forma eficaz. Neste contexto, evidenciamos muitos questionamentos sobre qual seria a maneira mais indicada para alfabetizar, criar alunos capazes de construir seu próprio conhecimento, ser participante e crítico na sociedade. O presente artigo discute o histórico das pesquisas na área de alfabetização e as diferentes formas, ao longo dos anos, de conceber a escrita e seus processos de aquisição pelas crianças. Buscando permitir a compreensão da discussão atual sobre a utilização dos conceitos de alfabetização e letramento, como também discute o papel do professor nos processos, de aprendizagem da língua. Trata-se de uma pesquisa teórico bibliográfica baseada em autores de questões relacionadas à alfabetização e ao campo educacional em geral, como Geraldi (1993), Moraes (1989) Soares (2003), Ferreiro (1995), Noronha e Ferreira (2000), Colello (2003), Ribeiro ( 2003), Leal (2005), Leite (2001), Kleimam (2005), Almeida (2010), Coelho e Pisione (2012)  dentre outras publicações  destinadas a formação de professores alfabetizadores que trazem reflexões significativas sobre os métodos de alfabetização e a compreensão da criança como um sujeito ativo capaz de participar ativamente do próprio processo de construção da aprendizagem da língua escrita. A temática deste artigo é muito relevante para a reflexão dos professores alfabetizadores, uma vez que se busca caracterizar aspectos relacionados à sistematização de práticas docentes de alfabetização em diversos momentos, demonstrando que cada mudança de rumos no pensamento sobre alfabetização acaba alterando também os modos de realizar o ato de alfabetizar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5664_23082017104927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO"
    "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Alfabetizar é a tarefa mais importante no processo de ensino e aprendizagem e não tem sido fácil para os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental exercê-la de forma eficaz. Neste contexto, evidenciamos muitos questionamentos sobre qual seria a maneira mais indicada para alfabetizar, criar alunos capazes de construir seu próprio conhecimento, ser participante e crítico na sociedade. O presente artigo discute o histórico das pesquisas na área de alfabetização e as diferentes formas, ao longo dos anos, de conceber a escrita e seus processos de aquisição pelas crianças. Buscando permitir a compreensão da discussão atual sobre a utilização dos conceitos de alfabetização e letramento, como também discute o papel do professor nos processos, de aprendizagem da língua. Trata-se de uma pesquisa teórico bibliográfica baseada em autores de questões relacionadas à alfabetização e ao campo educacional em geral, como Geraldi (1993), Moraes (1989) Soares (2003), Ferreiro (1995), Noronha e Ferreira (2000), Colello (2003), Ribeiro ( 2003), Leal (2005), Leite (2001), Kleimam (2005), Almeida (2010), Coelho e Pisione (2012) dentre outras publicações destinadas a formação de professores alfabetizadores que trazem reflexões significativas sobre os métodos de alfabetização e a compreensão da criança como um sujeito ativo capaz de participar ativamente do próprio processo de construção da aprendizagem da língua escrita. A temática deste artigo é muito relevante para a reflexão dos professores alfabetizadores, uma vez que se busca caracterizar aspectos relacionados à sistematização de práticas docentes de alfabetização em diversos momentos, demonstrando que cada mudança de rumos no pensamento sobre alfabetização acaba alterando também os modos de realizar o ato de alfabetizar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.