Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35752 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 5664 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "Alfabetizar é a tarefa mais importante no processo de ensino e aprendizagem e não tem sido fácil para os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental exercê-la de forma eficaz. Neste contexto, evidenciamos muitos questionamentos sobre qual seria a maneira mais indicada para alfabetizar, criar alunos capazes de construir seu próprio conhecimento, ser participante e crítico na sociedade. O presente artigo discute o histórico das pesquisas na área de alfabetização e as diferentes formas, ao longo dos anos, de conceber a escrita e seus processos de aquisição pelas crianças. Buscando permitir a compreensão da discussão atual sobre a utilização dos conceitos de alfabetização e letramento, como também discute o papel do professor nos processos, de aprendizagem da língua. Trata-se de uma pesquisa teórico bibliográfica baseada em autores de questões relacionadas à alfabetização e ao campo educacional em geral, como Geraldi (1993), Moraes (1989) Soares (2003), Ferreiro (1995), Noronha e Ferreira (2000), Colello (2003), Ribeiro ( 2003), Leal (2005), Leite (2001), Kleimam (2005), Almeida (2010), Coelho e Pisione (2012) dentre outras publicações destinadas a formação de professores alfabetizadores que trazem reflexões significativas sobre os métodos de alfabetização e a compreensão da criança como um sujeito ativo capaz de participar ativamente do próprio processo de construção da aprendizagem da língua escrita. A temática deste artigo é muito relevante para a reflexão dos professores alfabetizadores, uma vez que se busca caracterizar aspectos relacionados à sistematização de práticas docentes de alfabetização em diversos momentos, demonstrando que cada mudança de rumos no pensamento sobre alfabetização acaba alterando também os modos de realizar o ato de alfabetizar.Alfabetizar é a tarefa mais importante no processo de ensino e aprendizagem e não tem sido fácil para os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5664_23082017104927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO" "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35752 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 5664 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "Alfabetizar é a tarefa mais importante no processo de ensino e aprendizagem e não tem sido fácil para os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental exercê-la de forma eficaz. Neste contexto, evidenciamos muitos questionamentos sobre qual seria a maneira mais indicada para alfabetizar, criar alunos capazes de construir seu próprio conhecimento, ser participante e crítico na sociedade. O presente artigo discute o histórico das pesquisas na área de alfabetização e as diferentes formas, ao longo dos anos, de conceber a escrita e seus processos de aquisição pelas crianças. Buscando permitir a compreensão da discussão atual sobre a utilização dos conceitos de alfabetização e letramento, como também discute o papel do professor nos processos, de aprendizagem da língua. Trata-se de uma pesquisa teórico bibliográfica baseada em autores de questões relacionadas à alfabetização e ao campo educacional em geral, como Geraldi (1993), Moraes (1989) Soares (2003), Ferreiro (1995), Noronha e Ferreira (2000), Colello (2003), Ribeiro ( 2003), Leal (2005), Leite (2001), Kleimam (2005), Almeida (2010), Coelho e Pisione (2012) dentre outras publicações destinadas a formação de professores alfabetizadores que trazem reflexões significativas sobre os métodos de alfabetização e a compreensão da criança como um sujeito ativo capaz de participar ativamente do próprio processo de construção da aprendizagem da língua escrita. A temática deste artigo é muito relevante para a reflexão dos professores alfabetizadores, uma vez que se busca caracterizar aspectos relacionados à sistematização de práticas docentes de alfabetização em diversos momentos, demonstrando que cada mudança de rumos no pensamento sobre alfabetização acaba alterando também os modos de realizar o ato de alfabetizar.Alfabetizar é a tarefa mais importante no processo de ensino e aprendizagem e não tem sido fácil para os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5664_23082017104927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO" "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Alfabetizar é a tarefa mais importante no processo de ensino e aprendizagem e não tem sido fácil para os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental exercê-la de forma eficaz. Neste contexto, evidenciamos muitos questionamentos sobre qual seria a maneira mais indicada para alfabetizar, criar alunos capazes de construir seu próprio conhecimento, ser participante e crítico na sociedade. O presente artigo discute o histórico das pesquisas na área de alfabetização e as diferentes formas, ao longo dos anos, de conceber a escrita e seus processos de aquisição pelas crianças. Buscando permitir a compreensão da discussão atual sobre a utilização dos conceitos de alfabetização e letramento, como também discute o papel do professor nos processos, de aprendizagem da língua. Trata-se de uma pesquisa teórico bibliográfica baseada em autores de questões relacionadas à alfabetização e ao campo educacional em geral, como Geraldi (1993), Moraes (1989) Soares (2003), Ferreiro (1995), Noronha e Ferreira (2000), Colello (2003), Ribeiro ( 2003), Leal (2005), Leite (2001), Kleimam (2005), Almeida (2010), Coelho e Pisione (2012) dentre outras publicações destinadas a formação de professores alfabetizadores que trazem reflexões significativas sobre os métodos de alfabetização e a compreensão da criança como um sujeito ativo capaz de participar ativamente do próprio processo de construção da aprendizagem da língua escrita. A temática deste artigo é muito relevante para a reflexão dos professores alfabetizadores, uma vez que se busca caracterizar aspectos relacionados à sistematização de práticas docentes de alfabetização em diversos momentos, demonstrando que cada mudança de rumos no pensamento sobre alfabetização acaba alterando também os modos de realizar o ato de alfabetizar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.