Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JÚRI SIMULADO COMO INSTRUMENTO LÚDICO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIA LÚDICA, JOGOS DIDÁTICOS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A necessidade de explorar os temas transversais é cada vez mais recorrente devido à complexidade e abstração que carregam os conteúdos científicos. Abordar temas atuais que integrem diversas disciplinas torna-se fundamental no processo do ensino significativo, assim, é possível perceber o propósito do que é ensinado pela escola e notar a sua aplicação no dia a dia, formando o aluno como agente ativo quanto ao seu papel cidadão, desenvolvendo seu pensamento crítico e social (Yus, 2016). Portanto, como uma forma de trabalhar a temática do Meio Ambiente, o nosso trabalho tem como objetivo relatar o processo de elaboração de um Júri Simulado, como ferramenta lúdica, para elucidar e discutir efeitos sociais e ambientais causados por um caso real de desastre ambiental, na disciplina de Ciências. Foi proposto, durante a disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências, o Júri simulado, como ferramenta lúdica na elaboração de uma unidade didática potencialmente significativa (UEPS) que contemplasse o assunto de Substâncias e Misturas (Química) e Poluição Hídrica (Biologia) para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como base para debater o tema, propõe-se o trailer do filme “O Rio Contado” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QOV07MRW7W8&t=259s). O Júri é indicado para ser realizado em 4 aulas de 45 minutos, sendo composto por dois momentos iniciais de exploração do conteúdo e dois momentos finais para o momento lúdico, fazendo a conclusão que retomará os conhecimentos obtidos em toda a unidade didática. A partir do problema do despejo de efluentes do rio por uma empresa de carcinicultura, o professor fará o papel de Juiz, intermediando as falas dos outros participantes, um estudante fará o papel de escrivão, outro fará o papel de réu enquanto outros se dividirão em duplas para o papel de advogado de defesa, promotoria e testemunhas de defesa e de acusação. Entre as testemunhas, alguns alunos serão encarregados do papel de pesquisador de uma universidade, pescador dependente do rio fazendo parte da acusação, enquanto outros se encarregarão do papel de um trabalhador e um químico da empresa de carcinicultura, fazendo a defesa do réu. O restante da turma irá compor a banca de jurados. Cada participante terá de 5 a 7 minutos para apresentar seus argumentos e o jurado terá 15 minutos para análise e apresentação de uma sentença, o juiz fará a mediação de forma a manter a organização das apresentações e ao fim das apresentações fará a aprovação ou não da sentença dos jurados, apresentando assim sua decisão final. Após esse momento, o professor fará a retomada dos conteúdos vistos durante o semestre associando-os ao que foi exposto durante o júri. Espera-se que esta metodologia favoreça a consolidação de todo o conteúdo lecionado durante a unidade didática, contribuindo assim para a aprendizagem significativa dos estudantes, ampliando suas visões para os processos que ocorrem por trás de um grande desastre ambiental, no âmbito político, econômico e socioambiental, estimulando o pensamento crítico e cidadão.

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