COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E DESENVOLVIMENTO EMPÁTICO NA INFÂNCIA: INTERVENÇÃO EDUCACIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36177 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 798 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E DESENVOLVIMENTO EMPÁTICO NA INFÂNCIA: INTERVENÇÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "A empatia é compreendida por M. Hoffman como uma habilidade social que propicia ao sujeito a experiência de se pôr no lugar do outro. Em relação ao termo agressão, não existe um consenso claro a respeito de sua definição, podendo ser utilizado para indicar desde um comportamento confiante, vigoroso e empreendedor, a um que magoa, fere ou destrói. Este trabalho tem como objetivo promover o desenvolvimento empático infantil tendo em vista a diminuição de comportamentos agressivos. Trata-se de uma pesquisa-intervenção realizada com crianças do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, com idades entre 8 e 10 anos. Os dados obtidos foram registrados em um Diário de campo e analisados com base na análise de conteúdo de L. Bardin. Para promover a empatia, as intervenções realizadas foram organizadas em 4 etapas, a saber: 1) Sensibilização (com uso do desenho animado); 2) Vivência (com o uso do Quadro das emoções/Psicodrama); 3) Expressão artística (com o uso de massa de modelar/desenho livre) e 4) Roda de conversa. Os resultados demonstraram que é possível, dentro do ambiente escolar, ajudar as crianças a lidarem com os comportamentos agressivos por intermédio do desenvolvimento empático. Defende-se que a escola deve ter como foco principal as aprendizagens acadêmicas, mas não pode, de forma nenhuma, negligenciar o desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e a socialização. Por fim, com base nos resultados, propõe-se uma parceria entre a família e a escola com o objetivo fomentar uma cultura de paz, com base no respeito e no cuidado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EMPATIA, COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS, INFÂNCIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID2112_05092017115521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA SOUSA" "autor_email" => "adriana.s.sousa@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36177 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 798 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E DESENVOLVIMENTO EMPÁTICO NA INFÂNCIA: INTERVENÇÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "A empatia é compreendida por M. Hoffman como uma habilidade social que propicia ao sujeito a experiência de se pôr no lugar do outro. Em relação ao termo agressão, não existe um consenso claro a respeito de sua definição, podendo ser utilizado para indicar desde um comportamento confiante, vigoroso e empreendedor, a um que magoa, fere ou destrói. Este trabalho tem como objetivo promover o desenvolvimento empático infantil tendo em vista a diminuição de comportamentos agressivos. Trata-se de uma pesquisa-intervenção realizada com crianças do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, com idades entre 8 e 10 anos. Os dados obtidos foram registrados em um Diário de campo e analisados com base na análise de conteúdo de L. Bardin. Para promover a empatia, as intervenções realizadas foram organizadas em 4 etapas, a saber: 1) Sensibilização (com uso do desenho animado); 2) Vivência (com o uso do Quadro das emoções/Psicodrama); 3) Expressão artística (com o uso de massa de modelar/desenho livre) e 4) Roda de conversa. Os resultados demonstraram que é possível, dentro do ambiente escolar, ajudar as crianças a lidarem com os comportamentos agressivos por intermédio do desenvolvimento empático. Defende-se que a escola deve ter como foco principal as aprendizagens acadêmicas, mas não pode, de forma nenhuma, negligenciar o desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e a socialização. Por fim, com base nos resultados, propõe-se uma parceria entre a família e a escola com o objetivo fomentar uma cultura de paz, com base no respeito e no cuidado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EMPATIA, COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS, INFÂNCIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID2112_05092017115521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA SOUSA" "autor_email" => "adriana.s.sousa@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }