Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGAÇÕES NÚMERICAS COM A CALCULADORA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

Palavra-chaves: CALCULADORA, INVESTIGAÇÃO NUMÉRICA, RACIOCÍNIO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37259
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1340
    "inscrito_id" => 2361
    "titulo" => "INVESTIGAÇÕES NÚMERICAS COM A CALCULADORA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência aborda a importância do uso das calculadoras na sala de aula de matemática. A calculadora é um instrumento de grande importância para o desenvolvimento do raciocínio matemático na identificação de propriedades numéricas, estabelecimento de generalizações e determinação de padrões numéricos. No entanto, ainda existe um enorme preconceito quando ao seu uso em sala, os professores argumentam que ela não traz benefícios, mas dificultam o raciocínio e interesse dos alunos. É necessário saber fazer uso nos momentos adequados, ou seja, durante a resolução de exercícios não deve se usar calculadora pois o exercício deve agir apenas como fixação de conteúdo e é desnecessário o uso de estratégias para a resolução. Já para a resolução de situações problema ou de investigação numérica a calculadora é bem-vinda, pois irá permitir ao aluno concentrar-se no que as questões pedem, no processo e não apenas nos cálculos. Tendo em vista os aspectos benéficos da calculadora, elaboramos um minicurso que visa o uso adequado da mesma e que os alunos notem a sua importância para a resolução de investigações numéricas. Este minicurso foi realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II da Escola Ademar Veloso da Silveira da cidade de Campina Grande-PB, ele foi dividido em três importantes momentos, no qual descrevemos no relato. Diante da atividade realizada com os alunos podemos ver que ainda existe um certo receio por parte dos professores que não permitem o uso das calculadoras em sala, assim como também podemos perceber que alguns alunos entenderam como a calculadora deve ser utilizada e que mesmo tendo os cálculos facilitados é necessário ter raciocínio para resolver as questões. Por fim, vemos o quando a calculadora é importante na sala de aula de matemática se usada de maneira correta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, INVESTIGAÇÃO NUMÉRICA, RACIOCÍNIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2361_10092017133402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN EMANUELE VASCONCELOS ALBINO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN EMANUELE"
    "autor_email" => "hellenemanuele12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37259
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1340
    "inscrito_id" => 2361
    "titulo" => "INVESTIGAÇÕES NÚMERICAS COM A CALCULADORA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência aborda a importância do uso das calculadoras na sala de aula de matemática. A calculadora é um instrumento de grande importância para o desenvolvimento do raciocínio matemático na identificação de propriedades numéricas, estabelecimento de generalizações e determinação de padrões numéricos. No entanto, ainda existe um enorme preconceito quando ao seu uso em sala, os professores argumentam que ela não traz benefícios, mas dificultam o raciocínio e interesse dos alunos. É necessário saber fazer uso nos momentos adequados, ou seja, durante a resolução de exercícios não deve se usar calculadora pois o exercício deve agir apenas como fixação de conteúdo e é desnecessário o uso de estratégias para a resolução. Já para a resolução de situações problema ou de investigação numérica a calculadora é bem-vinda, pois irá permitir ao aluno concentrar-se no que as questões pedem, no processo e não apenas nos cálculos. Tendo em vista os aspectos benéficos da calculadora, elaboramos um minicurso que visa o uso adequado da mesma e que os alunos notem a sua importância para a resolução de investigações numéricas. Este minicurso foi realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II da Escola Ademar Veloso da Silveira da cidade de Campina Grande-PB, ele foi dividido em três importantes momentos, no qual descrevemos no relato. Diante da atividade realizada com os alunos podemos ver que ainda existe um certo receio por parte dos professores que não permitem o uso das calculadoras em sala, assim como também podemos perceber que alguns alunos entenderam como a calculadora deve ser utilizada e que mesmo tendo os cálculos facilitados é necessário ter raciocínio para resolver as questões. Por fim, vemos o quando a calculadora é importante na sala de aula de matemática se usada de maneira correta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, INVESTIGAÇÃO NUMÉRICA, RACIOCÍNIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2361_10092017133402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN EMANUELE VASCONCELOS ALBINO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN EMANUELE"
    "autor_email" => "hellenemanuele12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente relato de experiência aborda a importância do uso das calculadoras na sala de aula de matemática. A calculadora é um instrumento de grande importância para o desenvolvimento do raciocínio matemático na identificação de propriedades numéricas, estabelecimento de generalizações e determinação de padrões numéricos. No entanto, ainda existe um enorme preconceito quando ao seu uso em sala, os professores argumentam que ela não traz benefícios, mas dificultam o raciocínio e interesse dos alunos. É necessário saber fazer uso nos momentos adequados, ou seja, durante a resolução de exercícios não deve se usar calculadora pois o exercício deve agir apenas como fixação de conteúdo e é desnecessário o uso de estratégias para a resolução. Já para a resolução de situações problema ou de investigação numérica a calculadora é bem-vinda, pois irá permitir ao aluno concentrar-se no que as questões pedem, no processo e não apenas nos cálculos. Tendo em vista os aspectos benéficos da calculadora, elaboramos um minicurso que visa o uso adequado da mesma e que os alunos notem a sua importância para a resolução de investigações numéricas. Este minicurso foi realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II da Escola Ademar Veloso da Silveira da cidade de Campina Grande-PB, ele foi dividido em três importantes momentos, no qual descrevemos no relato. Diante da atividade realizada com os alunos podemos ver que ainda existe um certo receio por parte dos professores que não permitem o uso das calculadoras em sala, assim como também podemos perceber que alguns alunos entenderam como a calculadora deve ser utilizada e que mesmo tendo os cálculos facilitados é necessário ter raciocínio para resolver as questões. Por fim, vemos o quando a calculadora é importante na sala de aula de matemática se usada de maneira correta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.