O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma oficina pedagógica realizada
com alunos de uma escola da rede pública do município de Rio Tinto-PB, no âmbito do projeto
PROLICEN – Programa de Licenciaturas da UFPB CAMPUS IV, intitulado “O uso da calculadora
como ferramenta de aprendizagem no Ensino da Matemática”. A referida oficina teve por objetivo
principal trabalhar o uso pedagógico da calculadora nas aulas de Matemática, buscando mostrar para
os alunos e para o professor regente da turma os benefícios que este recurso didático tem quando
utilizado de forma correta. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa exploratória, o
tamanho da amostra foram 25 alunos do 8° ano do Ensino Fundamental da referida escola. Os
resultados esperados foram alcançados, pois ao final da pesquisa foi possível concluir que o uso da
calculadora é capaz de mostrar novos meios para abordar a Matemática de forma mais atrativa,
rompendo assim a concepção de um ensino apenas tradicional nas escolas.