O presente trabalho tem como objetivo geral investigar as contribuições do PIBID na formação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI/ Campus Angical e como objetivos específicos: conhecer as atividades desenvolvidas no programa; compreender como o PIBID pode influenciar a prática docente e verificar como o mesmo proporciona aos futuros professores de Matemática a oportunidade de participar de novas experiências para uma formação de qualidade. Para isso, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: qual a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática? E quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática? Neste trabalho, desenvolveu-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário contendo oito questões no geral, sendo seis questões objetivas e duas questões subjetivas, que foi aplicado aos 20 alunos bolsistas do programa, havendo retorno somente de 15 alunos. Os autores que embasaram este estudo foram: Darling-Hammond e Baratz-Snowden (2005), Tardfi (2002, 2007) e outros. Os resultados apontaram que o programa PIBID contribui e muito para a formação inicial dos alunos da licenciatura, em especial do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPI/ Campus Angical, onde o programa possibilita aos alunos observar a realidade da escola pública, pois os insere no contexto do ensino, auxiliando no crescimento acadêmico e, valorizando, assim, a profissão do magistério além de aumentar a qualidade da formação inicial dos professores.