AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35914 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 526 "inscrito_id" => 6105 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral investigar as contribuições do PIBID na formação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI/ Campus Angical e como objetivos específicos: conhecer as atividades desenvolvidas no programa; compreender como o PIBID pode influenciar a prática docente e verificar como o mesmo proporciona aos futuros professores de Matemática a oportunidade de participar de novas experiências para uma formação de qualidade. Para isso, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: qual a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática? E quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática? Neste trabalho, desenvolveu-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário contendo oito questões no geral, sendo seis questões objetivas e duas questões subjetivas, que foi aplicado aos 20 alunos bolsistas do programa, havendo retorno somente de 15 alunos. Os autores que embasaram este estudo foram: Darling-Hammond e Baratz-Snowden (2005), Tardfi (2002, 2007) e outros. Os resultados apontaram que o programa PIBID contribui e muito para a formação inicial dos alunos da licenciatura, em especial do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPI/ Campus Angical, onde o programa possibilita aos alunos observar a realidade da escola pública, pois os insere no contexto do ensino, auxiliando no crescimento acadêmico e, valorizando, assim, a profissão do magistério além de aumentar a qualidade da formação inicial dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PIBID, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6105_24082017140432.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO GERSON LIBANIO MENDES" "autor_nome_curto" => "FERNANDO MENDES" "autor_email" => "got.nando@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35914 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 526 "inscrito_id" => 6105 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral investigar as contribuições do PIBID na formação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI/ Campus Angical e como objetivos específicos: conhecer as atividades desenvolvidas no programa; compreender como o PIBID pode influenciar a prática docente e verificar como o mesmo proporciona aos futuros professores de Matemática a oportunidade de participar de novas experiências para uma formação de qualidade. Para isso, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: qual a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática? E quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática? Neste trabalho, desenvolveu-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário contendo oito questões no geral, sendo seis questões objetivas e duas questões subjetivas, que foi aplicado aos 20 alunos bolsistas do programa, havendo retorno somente de 15 alunos. Os autores que embasaram este estudo foram: Darling-Hammond e Baratz-Snowden (2005), Tardfi (2002, 2007) e outros. Os resultados apontaram que o programa PIBID contribui e muito para a formação inicial dos alunos da licenciatura, em especial do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPI/ Campus Angical, onde o programa possibilita aos alunos observar a realidade da escola pública, pois os insere no contexto do ensino, auxiliando no crescimento acadêmico e, valorizando, assim, a profissão do magistério além de aumentar a qualidade da formação inicial dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PIBID, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6105_24082017140432.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO GERSON LIBANIO MENDES" "autor_nome_curto" => "FERNANDO MENDES" "autor_email" => "got.nando@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }