Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO MÉDIO NAS MODALIDADES DIFERENCIADO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ANÁLISE DAS AULAS DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, MODALIDADES DE ENSINO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A Orientação de Estágio Supervisionado em Geografia III (OEG), é um processo de fundamental importância na formação discente, pois é nessa etapa que os estagiários iniciam, após discutirem a teoria e receberem as devidas orientações em sala de aula, sua pesquisa e coparticipação no Ensino Médio da escola campo de estágio dessa etapa. A OEG III tem como campo de estágio escolas de Ensino Médio, é onde o estagiário vai conhecer e lidar com um público diferenciado do que ele estagiou no Ensino Fundamental. Nessa experiência, analisou-se com base em referencial teórico e a partir da experiência proposta pela observação a importância e desenvolvimento do ensino médio bem como o ensino de geografia em turmas de 2º ano diferenciado e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do turno noturno em uma Escola da rede estadual de ensino da cidade de Pau dos ferros - RN. Diante disso, abordaremos inicialmente, a partir de breves considerações teóricas, aspectos importantes do Ensino Médio nas modalidades diferenciado e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como alguns aspectos da Geografia ensinada nessa etapa da Educação Básica. Por fim, relatamos as experiências vivenciadas no estágio realizado nessas turmas fazendo análises relevantes dessa etapa da formação discente. A partir disso, buscamos fazer uma análise comparativa dessas duas modalidades o que nos proporcionou importantes conhecimentos e discussões com relação as disparidades no desenvolvimento dessa etapa do ensino da Educação Básica em seus principais aspectos, podendo perceber assim que, as turmas observadas nas quais tivemos coparticipações, se apresentaram diferenciadas em alguns aspectos que consideramos relevantes para problematizá-las. Consideramos que a observação de estágio composta por uma intervenção do estagiário se faz muito necessária e fortalece o aprendizado do graduando em licenciatura preparando-os melhor para uma atuação mais fortalecida na regência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.