OS DESAFIOS E AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DESSA NOVA REALIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38089 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 5898 "titulo" => "OS DESAFIOS E AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DESSA NOVA REALIDADE" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Determinou-se como amostra da pesquisa de campo, 38 professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho da rede pública estadual da cidade de Guarabira/PB. A metodologia utilizada foi a análise dos dados, então optou-se por uma abordagem de cunho quanti/qualitativo apoiada em pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, inserida na perspectiva de que o uso das TICs em sala de aula exige dos professores uma formação constante que contemple as novas realidades e desafios trazidos pelos recursos tecnológicos incorporados ao dia a dia. Utilizou-se um questionário semiestruturado, com questões objetivas de múltipla escolha, considerando os seguintes aspectos: caracterização dos participantes; fatores que mais dificultam o desenvolvimento do professor para integrar esses recursos à sua prática docente e os desafios mais frequentes que eles enfrentam no exercício de sua docência. A análise dos dados foi fundamentada através dos seguintes autores: Gregio (2005); Silva (2011); Silva (2013), entre outros que orientou o processo de interpretação das respostas que foram submetidas a tratamento estatístico simples, por meio do programa Excel, que possibilitou a construção de gráficos e tabela com suas frequências e cruzamentos dos dados. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto os resultados da pesquisa mostram a urgência quanto à reforma da configuração atual do ensino. Sendo assim os resultados poderão ser utilizados como norteadores de ações desencadeadoras para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TICS NO PROCESSO DE ENSINO/APREDIZAGEM, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5898_25082017182159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRA CACIANO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LEANDRA" "autor_email" => "leandra_dl@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38089 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 5898 "titulo" => "OS DESAFIOS E AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DESSA NOVA REALIDADE" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Determinou-se como amostra da pesquisa de campo, 38 professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho da rede pública estadual da cidade de Guarabira/PB. A metodologia utilizada foi a análise dos dados, então optou-se por uma abordagem de cunho quanti/qualitativo apoiada em pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, inserida na perspectiva de que o uso das TICs em sala de aula exige dos professores uma formação constante que contemple as novas realidades e desafios trazidos pelos recursos tecnológicos incorporados ao dia a dia. Utilizou-se um questionário semiestruturado, com questões objetivas de múltipla escolha, considerando os seguintes aspectos: caracterização dos participantes; fatores que mais dificultam o desenvolvimento do professor para integrar esses recursos à sua prática docente e os desafios mais frequentes que eles enfrentam no exercício de sua docência. A análise dos dados foi fundamentada através dos seguintes autores: Gregio (2005); Silva (2011); Silva (2013), entre outros que orientou o processo de interpretação das respostas que foram submetidas a tratamento estatístico simples, por meio do programa Excel, que possibilitou a construção de gráficos e tabela com suas frequências e cruzamentos dos dados. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto os resultados da pesquisa mostram a urgência quanto à reforma da configuração atual do ensino. Sendo assim os resultados poderão ser utilizados como norteadores de ações desencadeadoras para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TICS NO PROCESSO DE ENSINO/APREDIZAGEM, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5898_25082017182159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRA CACIANO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LEANDRA" "autor_email" => "leandra_dl@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }