CONTEXTOS E REFLEXÕES: A LITERATURA INFANTIL PARA LEITORES INICIANTES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36273 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1428 "inscrito_id" => 3034 "titulo" => "CONTEXTOS E REFLEXÕES: A LITERATURA INFANTIL PARA LEITORES INICIANTES" "resumo" => "A leitura assume um componente democratizante influenciando nas habilidades no que diz respeito ao ensino e aprendizagem. Na educação infantil fase que compreende até os 5 anos de idade não há uma exigência na leitura convencional, já que as crianças ainda não decifram os signos linguísticos, mas essas podem leem a partir da sua realidade de mundo através do contato com as leituras. Nesta perspectiva os contos infantis podem ser trabalhados como recursos didáticos na educação infantil, já que, a contação de histórias é uma forma de aproximar e incentivar a criança desde cedo a fazer uso da leitura, uma vez que, o mundo infantil é atraído pelo lúdico, mundo imaginário e pela fantasia. Portanto a literatura Infantil através dos contos contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, a curiosidade, percepção, imaginação, criatividade e habilidades, estímulos audiovisuais, instiga as crianças a respeito do seu censo crítico, a partir da leitura realizada, como também, cria-se laços de interação entre leitor e ouvinte. Refletindo sobre as práticas de leitura esse trabalho busca analisar o processo de aquisição da leitura e a contribuição da literatura infantil, como também refletir sobre a importância dos contos no âmbito da Educação Infantil. Se estrutura por meio de uma pesquisa bibliográfica que se fundamenta nos estudos de autores como: BORBA e MATTOS (2011), COSSON (2011), CUNHA (1999), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros. Além do aporte teórico, sua análise se estrutura por meio de uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Professor Edgardo Júlio e Centro Educacional Ascendino Toscano de Brito, ambas localizadas no município de Guarabira-PB, nas salas da Educação Infantil. Fazendo uso da observação não participante e do questionário ordenado de perguntas abertas direcionado as educadoras da Educação Infantil foi possível identificar a importância da leitura na Educação Infantil e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo, nas práticas de leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3034_10092017180933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA FREITAS DA SILVA MELLO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA FREITAS" "autor_email" => "flavia-rosy@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36273 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1428 "inscrito_id" => 3034 "titulo" => "CONTEXTOS E REFLEXÕES: A LITERATURA INFANTIL PARA LEITORES INICIANTES" "resumo" => "A leitura assume um componente democratizante influenciando nas habilidades no que diz respeito ao ensino e aprendizagem. Na educação infantil fase que compreende até os 5 anos de idade não há uma exigência na leitura convencional, já que as crianças ainda não decifram os signos linguísticos, mas essas podem leem a partir da sua realidade de mundo através do contato com as leituras. Nesta perspectiva os contos infantis podem ser trabalhados como recursos didáticos na educação infantil, já que, a contação de histórias é uma forma de aproximar e incentivar a criança desde cedo a fazer uso da leitura, uma vez que, o mundo infantil é atraído pelo lúdico, mundo imaginário e pela fantasia. Portanto a literatura Infantil através dos contos contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, a curiosidade, percepção, imaginação, criatividade e habilidades, estímulos audiovisuais, instiga as crianças a respeito do seu censo crítico, a partir da leitura realizada, como também, cria-se laços de interação entre leitor e ouvinte. Refletindo sobre as práticas de leitura esse trabalho busca analisar o processo de aquisição da leitura e a contribuição da literatura infantil, como também refletir sobre a importância dos contos no âmbito da Educação Infantil. Se estrutura por meio de uma pesquisa bibliográfica que se fundamenta nos estudos de autores como: BORBA e MATTOS (2011), COSSON (2011), CUNHA (1999), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros. Além do aporte teórico, sua análise se estrutura por meio de uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Professor Edgardo Júlio e Centro Educacional Ascendino Toscano de Brito, ambas localizadas no município de Guarabira-PB, nas salas da Educação Infantil. Fazendo uso da observação não participante e do questionário ordenado de perguntas abertas direcionado as educadoras da Educação Infantil foi possível identificar a importância da leitura na Educação Infantil e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo, nas práticas de leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3034_10092017180933.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIA FREITAS DA SILVA MELLO" "autor_nome_curto" => "FLÁVIA FREITAS" "autor_email" => "flavia-rosy@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }