Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ANÁLISE DA COERÊNCIA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Palavra-chaves: ANALISAR, COERÊNCIA, ESCRITA Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3722
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 538
    "inscrito_id" => 887
    "titulo" => "ANÁLISE DA COERÊNCIA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar textos de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, visando à aplicaçãodos aspectos da coerência em seus textos escritos,  para verificarmos a evolução da escrita em relação ao sentido do texto entre alunos dos dois níveis de ensino. Os aspectos da coerência são fundamentais para o leitor construir o sentido do texto. Existe responsabilidade do autor em apresentar um texto objetivo, sem contradição e com ideias organizadas. Os textos analisados foram recolhidos de duas oficinas de produção textual realizada nos dois níveis de ensino. Como Referencial Teórico, temos: KOCH (2008), FÁVERO (2007),CHAGAS(2007), BROWN E YULE (1983), ANTUNES (2010). Concluímos que nos dois níveis existe uma má aplicação dos aspectos da coerência nos textos. Os alunos da 3ª série ainda apresentam muitas dificuldades de alunos do 9º ano, e se faz necessário um bom trabalho de reescrita e leitura na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA"
    "palavra_chave" => "ANALISAR, COERÊNCIA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_887_08e2cc32668a6a0f913cc1208b2ad082.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ADALBERTO SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADALBERTO PERIERA"
    "autor_email" => "joseadalberto22@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3722
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 538
    "inscrito_id" => 887
    "titulo" => "ANÁLISE DA COERÊNCIA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar textos de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, visando à aplicaçãodos aspectos da coerência em seus textos escritos,  para verificarmos a evolução da escrita em relação ao sentido do texto entre alunos dos dois níveis de ensino. Os aspectos da coerência são fundamentais para o leitor construir o sentido do texto. Existe responsabilidade do autor em apresentar um texto objetivo, sem contradição e com ideias organizadas. Os textos analisados foram recolhidos de duas oficinas de produção textual realizada nos dois níveis de ensino. Como Referencial Teórico, temos: KOCH (2008), FÁVERO (2007),CHAGAS(2007), BROWN E YULE (1983), ANTUNES (2010). Concluímos que nos dois níveis existe uma má aplicação dos aspectos da coerência nos textos. Os alunos da 3ª série ainda apresentam muitas dificuldades de alunos do 9º ano, e se faz necessário um bom trabalho de reescrita e leitura na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA"
    "palavra_chave" => "ANALISAR, COERÊNCIA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_887_08e2cc32668a6a0f913cc1208b2ad082.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ADALBERTO SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADALBERTO PERIERA"
    "autor_email" => "joseadalberto22@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este trabalho objetiva analisar textos de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, visando à aplicaçãodos aspectos da coerência em seus textos escritos, para verificarmos a evolução da escrita em relação ao sentido do texto entre alunos dos dois níveis de ensino. Os aspectos da coerência são fundamentais para o leitor construir o sentido do texto. Existe responsabilidade do autor em apresentar um texto objetivo, sem contradição e com ideias organizadas. Os textos analisados foram recolhidos de duas oficinas de produção textual realizada nos dois níveis de ensino. Como Referencial Teórico, temos: KOCH (2008), FÁVERO (2007),CHAGAS(2007), BROWN E YULE (1983), ANTUNES (2010). Concluímos que nos dois níveis existe uma má aplicação dos aspectos da coerência nos textos. Os alunos da 3ª série ainda apresentam muitas dificuldades de alunos do 9º ano, e se faz necessário um bom trabalho de reescrita e leitura na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.