O artigo apresenta a utilização de recursos didáticos na prática pedagógica como necessários no processo de assimilação dos conteúdos. Este trabalho é fruto de dois momentos: o primeiro relata a experiência no Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCENCIA/ FE/ UERN; e o segundo, apresenta um plano de aula para a educação infantil, onde foram utilizados vários recursos didáticos reforçando o significado dos recursos didáticos no processo de aprendizagem da criança. Os tipos de pesquisa utilizados foram: documental, tendo como fontes o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI); pesquisa participativa porque estava interagindo com os participantes da pesquisa. Percebe-se a importância dos recursos didáticos para uma prática docente mais dinâmica e interativa que busca promover a autonomia da criança na apropriação dos conhecimentos. No entanto, a escassez e a pouca diversidade dos recursos didático-pedagógicos disponíveis tanto no Laboratório de Práticas Pedagógicas da Faculdade de Educação quanto na escola investigada conduzem a uma reflexão sobre a formação inicial de competências dos futuros pedagogos, bem como sobre a prática realizada durante o exercício profissional.