SILVA, Cristina Lourenço Da et al.. A contação de história como incentivo à leitura. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3557>. Acesso em: 22/12/2024 04:30
O artigo trata-se de um relato de experiência que busca analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o dia do PIBID na serieis iniciais da Escola de Ensino Fundamental Zila Belém, localizada em Juazeiro do Norte-Ce. Através da contação de história é possível fazer um resgate de memória, estimulando a criatividade. O objetivo central é contribuir para o hábito da leitura e mostrar as diferentes formas de interpretação de texto. Utilizamos como método a leitura colaborativa e a contação através da dramatização, desenvolvendo o gosto pela leitura, a curiosidade e a capacidade de dar uma sequencia lógica para os fatos, ampliando seus conhecimentos e estimulando a linguagem oral e escrita. Os resultados demonstram que as narrativas enriquecem o processo educacional valorizando a leitura como compreensão de si e do mundo. A leitura e escrita nas séries iniciais ainda são precárias precisamos buscar meios que venham suprir essa necessidade.