Atualmente há uma significativa cobrança para a inclusão das novas tecnologias na educação.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apontam para uma potencialização na
prática educativa, portanto o objetivo deste trabalho foi analisar as influências dos recursos
tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo,
utilizando questionários sobre a temática em questão que foram aplicados a 30 educadores da
rede Estadual e Municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - Paraíba. Após a apreciação dos
dados, destacou-se que 97% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos
influencia no processo de ensino. Tal percentual decaiu para 93% frente a utilização desses
recursos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TICs estão
a ausência de recursos tecnológicos, a falta de formação dos professores e um espaço físico
inadequado nas instituições escolares em estudo. Entre os benefícios citados estão: a
dinamização das aulas, motivação dos discentes e o acesso às diversas fontes de pesquisas
propiciadas pela utilização das TIC´s. Constatou-se, que os recursos sob a ótica dos
professores da rede pública contribuem de forma positiva para um processo de ensinoaprendizagem,
tornando-o mais significativo, todavia as instituições escolares não estão
preparadas fisicamente, com métodos apropriados e capacitados para atender a demanda das
inovações tecnológicas. É necessário portanto que o educador tenha o conhecimento das
potencialidades e obstáculos do uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, na busca
de uma decisão coerente frente a sua utilização, na construção de novas metodologias, que o
coloquem como mediador de processos mais significativos, interativos e transformadores do
processo ensino-aprendizagem.