Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFLUÊNCIAS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAçãO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, INOVAÇÕES TECNOLóGICAS. Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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      tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo,\r\n
      utilizando questionários sobre a temática em questão que foram aplicados a 30 educadores da\r\n
      rede Estadual e Municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - Paraíba. Após a apreciação dos\r\n
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      influencia no processo de ensino. Tal percentual decaiu para 93% frente a utilização desses\r\n
      recursos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TICs estão\r\n
      a ausência de recursos tecnológicos, a falta de formação dos professores e um espaço físico\r\n
      inadequado nas instituições escolares em estudo. Entre os benefícios citados estão: a\r\n
      dinamização das aulas, motivação dos discentes e o acesso às diversas fontes de pesquisas\r\n
      propiciadas pela utilização das TIC´s. Constatou-se, que os recursos sob a ótica dos\r\n
      professores da rede pública contribuem de forma positiva para um processo de ensinoaprendizagem,\r\n
      tornando-o mais significativo, todavia as instituições escolares não estão\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente há uma significativa cobrança para a inclusão das novas tecnologias na educação. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apontam para uma potencialização na prática educativa, portanto o objetivo deste trabalho foi analisar as influências dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando questionários sobre a temática em questão que foram aplicados a 30 educadores da rede Estadual e Municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - Paraíba. Após a apreciação dos dados, destacou-se que 97% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos influencia no processo de ensino. Tal percentual decaiu para 93% frente a utilização desses recursos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TICs estão a ausência de recursos tecnológicos, a falta de formação dos professores e um espaço físico inadequado nas instituições escolares em estudo. Entre os benefícios citados estão: a dinamização das aulas, motivação dos discentes e o acesso às diversas fontes de pesquisas propiciadas pela utilização das TIC´s. Constatou-se, que os recursos sob a ótica dos professores da rede pública contribuem de forma positiva para um processo de ensinoaprendizagem, tornando-o mais significativo, todavia as instituições escolares não estão preparadas fisicamente, com métodos apropriados e capacitados para atender a demanda das inovações tecnológicas. É necessário portanto que o educador tenha o conhecimento das potencialidades e obstáculos do uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, na busca de uma decisão coerente frente a sua utilização, na construção de novas metodologias, que o coloquem como mediador de processos mais significativos, interativos e transformadores do processo ensino-aprendizagem.

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