INFLUÊNCIAS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37210 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 1064 "titulo" => "INFLUÊNCIAS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => """ Atualmente há uma significativa cobrança para a inclusão das novas tecnologias na educação.\r\n As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apontam para uma potencialização na\r\n prática educativa, portanto o objetivo deste trabalho foi analisar as influências dos recursos\r\n tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo,\r\n utilizando questionários sobre a temática em questão que foram aplicados a 30 educadores da\r\n rede Estadual e Municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - Paraíba. Após a apreciação dos\r\n dados, destacou-se que 97% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos\r\n influencia no processo de ensino. Tal percentual decaiu para 93% frente a utilização desses\r\n recursos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TICs estão\r\n a ausência de recursos tecnológicos, a falta de formação dos professores e um espaço físico\r\n inadequado nas instituições escolares em estudo. Entre os benefícios citados estão: a\r\n dinamização das aulas, motivação dos discentes e o acesso às diversas fontes de pesquisas\r\n propiciadas pela utilização das TIC´s. Constatou-se, que os recursos sob a ótica dos\r\n professores da rede pública contribuem de forma positiva para um processo de ensinoaprendizagem,\r\n tornando-o mais significativo, todavia as instituições escolares não estão\r\n preparadas fisicamente, com métodos apropriados e capacitados para atender a demanda das\r\n inovações tecnológicas. É necessário portanto que o educador tenha o conhecimento das\r\n potencialidades e obstáculos do uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, na busca\r\n de uma decisão coerente frente a sua utilização, na construção de novas metodologias, que o\r\n coloquem como mediador de processos mais significativos, interativos e transformadores do\r\n processo ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAçãO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, INOVAÇÕES TECNOLóGICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1064_10092017175641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍDNEY MOREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "SÍDNEY MOREIRA" "autor_email" => "sidney.mc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37210 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 1064 "titulo" => "INFLUÊNCIAS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => """ Atualmente há uma significativa cobrança para a inclusão das novas tecnologias na educação.\r\n As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apontam para uma potencialização na\r\n prática educativa, portanto o objetivo deste trabalho foi analisar as influências dos recursos\r\n tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo,\r\n utilizando questionários sobre a temática em questão que foram aplicados a 30 educadores da\r\n rede Estadual e Municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - Paraíba. Após a apreciação dos\r\n dados, destacou-se que 97% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos\r\n influencia no processo de ensino. Tal percentual decaiu para 93% frente a utilização desses\r\n recursos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TICs estão\r\n a ausência de recursos tecnológicos, a falta de formação dos professores e um espaço físico\r\n inadequado nas instituições escolares em estudo. Entre os benefícios citados estão: a\r\n dinamização das aulas, motivação dos discentes e o acesso às diversas fontes de pesquisas\r\n propiciadas pela utilização das TIC´s. Constatou-se, que os recursos sob a ótica dos\r\n professores da rede pública contribuem de forma positiva para um processo de ensinoaprendizagem,\r\n tornando-o mais significativo, todavia as instituições escolares não estão\r\n preparadas fisicamente, com métodos apropriados e capacitados para atender a demanda das\r\n inovações tecnológicas. É necessário portanto que o educador tenha o conhecimento das\r\n potencialidades e obstáculos do uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, na busca\r\n de uma decisão coerente frente a sua utilização, na construção de novas metodologias, que o\r\n coloquem como mediador de processos mais significativos, interativos e transformadores do\r\n processo ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAçãO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, INOVAÇÕES TECNOLóGICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1064_10092017175641.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍDNEY MOREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "SÍDNEY MOREIRA" "autor_email" => "sidney.mc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }