Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFLUÊNCIAS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAçãO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, INOVAÇÕES TECNOLóGICAS. Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37210
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1421
    "inscrito_id" => 1064
    "titulo" => "INFLUÊNCIAS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      Atualmente há uma significativa cobrança para a inclusão das novas tecnologias na educação.\r\n
      As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apontam para uma potencialização na\r\n
      prática educativa, portanto o objetivo deste trabalho foi analisar as influências dos recursos\r\n
      tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo,\r\n
      utilizando questionários sobre a temática em questão que foram aplicados a 30 educadores da\r\n
      rede Estadual e Municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - Paraíba. Após a apreciação dos\r\n
      dados, destacou-se que 97% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos\r\n
      influencia no processo de ensino. Tal percentual decaiu para 93% frente a utilização desses\r\n
      recursos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TICs estão\r\n
      a ausência de recursos tecnológicos, a falta de formação dos professores e um espaço físico\r\n
      inadequado nas instituições escolares em estudo. Entre os benefícios citados estão: a\r\n
      dinamização das aulas, motivação dos discentes e o acesso às diversas fontes de pesquisas\r\n
      propiciadas pela utilização das TIC´s. Constatou-se, que os recursos sob a ótica dos\r\n
      professores da rede pública contribuem de forma positiva para um processo de ensinoaprendizagem,\r\n
      tornando-o mais significativo, todavia as instituições escolares não estão\r\n
      preparadas fisicamente, com métodos apropriados e capacitados para atender a demanda das\r\n
      inovações tecnológicas. É necessário portanto que o educador tenha o conhecimento das\r\n
      potencialidades e obstáculos do uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, na busca\r\n
      de uma decisão coerente frente a sua utilização, na construção de novas metodologias, que o\r\n
      coloquem como mediador de processos mais significativos, interativos e transformadores do\r\n
      processo ensino-aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAçãO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, INOVAÇÕES TECNOLóGICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1064_10092017175641.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÍDNEY MOREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SÍDNEY MOREIRA"
    "autor_email" => "sidney.mc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37210
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1421
    "inscrito_id" => 1064
    "titulo" => "INFLUÊNCIAS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      Atualmente há uma significativa cobrança para a inclusão das novas tecnologias na educação.\r\n
      As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apontam para uma potencialização na\r\n
      prática educativa, portanto o objetivo deste trabalho foi analisar as influências dos recursos\r\n
      tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo,\r\n
      utilizando questionários sobre a temática em questão que foram aplicados a 30 educadores da\r\n
      rede Estadual e Municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - Paraíba. Após a apreciação dos\r\n
      dados, destacou-se que 97% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos\r\n
      influencia no processo de ensino. Tal percentual decaiu para 93% frente a utilização desses\r\n
      recursos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TICs estão\r\n
      a ausência de recursos tecnológicos, a falta de formação dos professores e um espaço físico\r\n
      inadequado nas instituições escolares em estudo. Entre os benefícios citados estão: a\r\n
      dinamização das aulas, motivação dos discentes e o acesso às diversas fontes de pesquisas\r\n
      propiciadas pela utilização das TIC´s. Constatou-se, que os recursos sob a ótica dos\r\n
      professores da rede pública contribuem de forma positiva para um processo de ensinoaprendizagem,\r\n
      tornando-o mais significativo, todavia as instituições escolares não estão\r\n
      preparadas fisicamente, com métodos apropriados e capacitados para atender a demanda das\r\n
      inovações tecnológicas. É necessário portanto que o educador tenha o conhecimento das\r\n
      potencialidades e obstáculos do uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, na busca\r\n
      de uma decisão coerente frente a sua utilização, na construção de novas metodologias, que o\r\n
      coloquem como mediador de processos mais significativos, interativos e transformadores do\r\n
      processo ensino-aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAçãO, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, INOVAÇÕES TECNOLóGICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1064_10092017175641.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÍDNEY MOREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SÍDNEY MOREIRA"
    "autor_email" => "sidney.mc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente há uma significativa cobrança para a inclusão das novas tecnologias na educação. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apontam para uma potencialização na prática educativa, portanto o objetivo deste trabalho foi analisar as influências dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando questionários sobre a temática em questão que foram aplicados a 30 educadores da rede Estadual e Municipal da cidade de Cachoeira dos Índios - Paraíba. Após a apreciação dos dados, destacou-se que 97% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos influencia no processo de ensino. Tal percentual decaiu para 93% frente a utilização desses recursos em sala de aula. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TICs estão a ausência de recursos tecnológicos, a falta de formação dos professores e um espaço físico inadequado nas instituições escolares em estudo. Entre os benefícios citados estão: a dinamização das aulas, motivação dos discentes e o acesso às diversas fontes de pesquisas propiciadas pela utilização das TIC´s. Constatou-se, que os recursos sob a ótica dos professores da rede pública contribuem de forma positiva para um processo de ensinoaprendizagem, tornando-o mais significativo, todavia as instituições escolares não estão preparadas fisicamente, com métodos apropriados e capacitados para atender a demanda das inovações tecnológicas. É necessário portanto que o educador tenha o conhecimento das potencialidades e obstáculos do uso dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar, na busca de uma decisão coerente frente a sua utilização, na construção de novas metodologias, que o coloquem como mediador de processos mais significativos, interativos e transformadores do processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.