Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTOS: EPISÓDIOS TRIVIAIS QUE SE CONVERTEM EM ALQUIMIA DE ORDEM SOCIAL E HISTÓRICA

Palavra-chaves: CONTOS, LETRAMENTO LITERÁRIO, VELHICE Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36277
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3875
    "inscrito_id" => 5148
    "titulo" => "CONTOS: EPISÓDIOS TRIVIAIS QUE SE CONVERTEM EM ALQUIMIA DE ORDEM SOCIAL E HISTÓRICA"
    "resumo" => "Esta comunicação é parte de um trabalho de mestrado caracterizado como uma pesquisa-ação e tem por objetivo analisar a experiência escolar de alunos em relação à literatura, mais especificamente, à temática velhice no conto A volta do campeão (2000), de Luiz Vilela. A escolha do tema ocorreu por acreditarmos que este desperta reação no leitor, atrai a atenção e possibilita sentimentos significativos. São alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal de Campina Grande (PB). Observamos a importância da literatura para a formação do sujeito como ser que constrói identidades e elabora, na sociedade, relações com a História. Justifica-se pela importância da literatura para a formação do sujeito, no que se refere à percepção de si mesmo e da comunidade a que pertence. Nosso aporte teórico está fundamentado nos ensaios de Alfredo Bosi (1983), Maria Inês B. Campos (2003), Antonio Candido (2002), Magda Soares (2014) e Rildo Cosson (2014). A pesquisa vem sendo desenvolvida a partir de leituras, interpretações, conversas, e produções textuais, com fins a aplicação de uma sequência básica, apresentada por Cosson, (2014). Tais atividades servirão de dados para a análise que ocorrerá de forma qualitativa e interpretativa. Como resultado, pretendemos possibilitar uma análise sobre a luta diária em compartilhar saberes, que os mais velhos buscam na sociedade. Por meio do conto de Vilela, buscaremos sensibilizar as crianças quanto a sua consciência como ser social, político e cultural. Como também, pretendemos demonstrar que os contos proporcionam leituras significativas para a formação literária e que podem conduzi-los para que se tornem leitores ativos em sua formação literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTOS, LETRAMENTO LITERÁRIO, VELHICE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5148_16102017095351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANA CRISTINA SILVEIRA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ELIANA CRISTINA"
    "autor_email" => "elianacristinasilveira@ho"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36277
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3875
    "inscrito_id" => 5148
    "titulo" => "CONTOS: EPISÓDIOS TRIVIAIS QUE SE CONVERTEM EM ALQUIMIA DE ORDEM SOCIAL E HISTÓRICA"
    "resumo" => "Esta comunicação é parte de um trabalho de mestrado caracterizado como uma pesquisa-ação e tem por objetivo analisar a experiência escolar de alunos em relação à literatura, mais especificamente, à temática velhice no conto A volta do campeão (2000), de Luiz Vilela. A escolha do tema ocorreu por acreditarmos que este desperta reação no leitor, atrai a atenção e possibilita sentimentos significativos. São alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal de Campina Grande (PB). Observamos a importância da literatura para a formação do sujeito como ser que constrói identidades e elabora, na sociedade, relações com a História. Justifica-se pela importância da literatura para a formação do sujeito, no que se refere à percepção de si mesmo e da comunidade a que pertence. Nosso aporte teórico está fundamentado nos ensaios de Alfredo Bosi (1983), Maria Inês B. Campos (2003), Antonio Candido (2002), Magda Soares (2014) e Rildo Cosson (2014). A pesquisa vem sendo desenvolvida a partir de leituras, interpretações, conversas, e produções textuais, com fins a aplicação de uma sequência básica, apresentada por Cosson, (2014). Tais atividades servirão de dados para a análise que ocorrerá de forma qualitativa e interpretativa. Como resultado, pretendemos possibilitar uma análise sobre a luta diária em compartilhar saberes, que os mais velhos buscam na sociedade. Por meio do conto de Vilela, buscaremos sensibilizar as crianças quanto a sua consciência como ser social, político e cultural. Como também, pretendemos demonstrar que os contos proporcionam leituras significativas para a formação literária e que podem conduzi-los para que se tornem leitores ativos em sua formação literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTOS, LETRAMENTO LITERÁRIO, VELHICE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5148_16102017095351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANA CRISTINA SILVEIRA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ELIANA CRISTINA"
    "autor_email" => "elianacristinasilveira@ho"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta comunicação é parte de um trabalho de mestrado caracterizado como uma pesquisa-ação e tem por objetivo analisar a experiência escolar de alunos em relação à literatura, mais especificamente, à temática velhice no conto A volta do campeão (2000), de Luiz Vilela. A escolha do tema ocorreu por acreditarmos que este desperta reação no leitor, atrai a atenção e possibilita sentimentos significativos. São alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal de Campina Grande (PB). Observamos a importância da literatura para a formação do sujeito como ser que constrói identidades e elabora, na sociedade, relações com a História. Justifica-se pela importância da literatura para a formação do sujeito, no que se refere à percepção de si mesmo e da comunidade a que pertence. Nosso aporte teórico está fundamentado nos ensaios de Alfredo Bosi (1983), Maria Inês B. Campos (2003), Antonio Candido (2002), Magda Soares (2014) e Rildo Cosson (2014). A pesquisa vem sendo desenvolvida a partir de leituras, interpretações, conversas, e produções textuais, com fins a aplicação de uma sequência básica, apresentada por Cosson, (2014). Tais atividades servirão de dados para a análise que ocorrerá de forma qualitativa e interpretativa. Como resultado, pretendemos possibilitar uma análise sobre a luta diária em compartilhar saberes, que os mais velhos buscam na sociedade. Por meio do conto de Vilela, buscaremos sensibilizar as crianças quanto a sua consciência como ser social, político e cultural. Como também, pretendemos demonstrar que os contos proporcionam leituras significativas para a formação literária e que podem conduzi-los para que se tornem leitores ativos em sua formação literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.