EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36548 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4990 "inscrito_id" => 8938 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A Educação Ambiental – EA, é entendida como um processo por meio dos quais os indivíduos adquirem conhecimentos, habilidade atitudes e competências socioambientais. A EA, é um componente curricular que necessita de mais atenção, pois é através deste que se ocorre o desenvolvimento do ser humano consciente para com os cuidados do meio ambiente em que vive, além disso é possível abordar estes conteúdos em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar, inclusive através da disciplina de Educação Física. Considerando o exposto a cima, este ensaio tem por objetivo, entender se é possível unir Esportes de Aventura e Educação Física Escolar em prol da EA. Este trabalho justifica-se pelo aumento na prática destes esportes, além da importância em se abordar a temática socioambiental na disciplina Educação Física, diante de um paradigma em que nem todos os cursos de formação de professores abordam este tema o qual está em constante emergência. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Para o desenvolvimento deste ensaio foram utilizados textos da literatura, que abordassem temas como: Educação Física Escolar, Educação Ambiental e Esportes de Aventura. Para uma melhor discussão, dividimos este estudo em dois grandes itens, são eles: Educação Ambiental e Educação Física, bem como Esportes de aventura e Educação Ambiental. Concluímos que a Educação Ambiental pode ser considerada como um processo com o papel de desenvolver uma sociedade consciente, e preocupada com o meio ambiente bem como com os problemas que lhe são associados, e se atrelarmos os esportes de aventura de maneira correta existe um grande potencial para fazer com que os alunos percebam a relação existente entre homem e meio ambiente. Este potencial se dá, devido a interação entre o indivíduo e a natureza, e que estes ambientes são possíveis de ser utilizado de forma responsável, através das aulas de Educação Física Escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESPORTES DE AVENTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID_31102017141653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UBIRATAN DA ROSA VANINI" "autor_nome_curto" => "UBIRATAN VANINI" "autor_email" => "bira_rv@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36548 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4990 "inscrito_id" => 8938 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A Educação Ambiental – EA, é entendida como um processo por meio dos quais os indivíduos adquirem conhecimentos, habilidade atitudes e competências socioambientais. A EA, é um componente curricular que necessita de mais atenção, pois é através deste que se ocorre o desenvolvimento do ser humano consciente para com os cuidados do meio ambiente em que vive, além disso é possível abordar estes conteúdos em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar, inclusive através da disciplina de Educação Física. Considerando o exposto a cima, este ensaio tem por objetivo, entender se é possível unir Esportes de Aventura e Educação Física Escolar em prol da EA. Este trabalho justifica-se pelo aumento na prática destes esportes, além da importância em se abordar a temática socioambiental na disciplina Educação Física, diante de um paradigma em que nem todos os cursos de formação de professores abordam este tema o qual está em constante emergência. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Para o desenvolvimento deste ensaio foram utilizados textos da literatura, que abordassem temas como: Educação Física Escolar, Educação Ambiental e Esportes de Aventura. Para uma melhor discussão, dividimos este estudo em dois grandes itens, são eles: Educação Ambiental e Educação Física, bem como Esportes de aventura e Educação Ambiental. Concluímos que a Educação Ambiental pode ser considerada como um processo com o papel de desenvolver uma sociedade consciente, e preocupada com o meio ambiente bem como com os problemas que lhe são associados, e se atrelarmos os esportes de aventura de maneira correta existe um grande potencial para fazer com que os alunos percebam a relação existente entre homem e meio ambiente. Este potencial se dá, devido a interação entre o indivíduo e a natureza, e que estes ambientes são possíveis de ser utilizado de forma responsável, através das aulas de Educação Física Escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESPORTES DE AVENTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID_31102017141653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "UBIRATAN DA ROSA VANINI" "autor_nome_curto" => "UBIRATAN VANINI" "autor_email" => "bira_rv@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }