Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESPORTES DE AVENTURA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36548
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4990
    "inscrito_id" => 8938
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A Educação Ambiental – EA, é entendida como um processo por meio dos quais os indivíduos adquirem conhecimentos, habilidade atitudes e competências socioambientais. A EA, é um componente curricular que necessita de mais atenção, pois é através deste que se ocorre o desenvolvimento do ser humano consciente para com os cuidados do meio ambiente em que vive, além disso é possível abordar estes conteúdos em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar, inclusive através da disciplina de Educação Física. Considerando o exposto a cima, este ensaio tem por objetivo, entender se é possível unir Esportes de Aventura e Educação Física Escolar em prol da EA. Este trabalho justifica-se pelo aumento na prática destes esportes, além da importância em se abordar a temática socioambiental na disciplina Educação Física, diante de um paradigma em que nem todos os cursos de formação de professores abordam este tema o qual está em constante emergência. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Para o desenvolvimento deste ensaio foram utilizados textos da literatura, que abordassem temas como: Educação Física Escolar, Educação Ambiental e Esportes de Aventura. Para uma melhor discussão, dividimos este estudo em dois grandes itens, são eles: Educação Ambiental e Educação Física, bem como Esportes de aventura e Educação Ambiental. Concluímos que a Educação Ambiental pode ser considerada como um processo com o papel de desenvolver uma sociedade consciente, e preocupada com o meio ambiente bem como com os problemas que lhe são associados, e se atrelarmos os esportes de aventura de maneira correta existe um grande potencial para fazer com que os alunos percebam a relação existente entre homem e meio ambiente. Este potencial se dá, devido a interação entre o indivíduo e a natureza, e que estes ambientes são possíveis de ser utilizado de forma responsável, através das aulas de Educação Física Escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESPORTES DE AVENTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID_31102017141653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UBIRATAN DA ROSA VANINI"
    "autor_nome_curto" => "UBIRATAN VANINI"
    "autor_email" => "bira_rv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36548
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4990
    "inscrito_id" => 8938
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A Educação Ambiental – EA, é entendida como um processo por meio dos quais os indivíduos adquirem conhecimentos, habilidade atitudes e competências socioambientais. A EA, é um componente curricular que necessita de mais atenção, pois é através deste que se ocorre o desenvolvimento do ser humano consciente para com os cuidados do meio ambiente em que vive, além disso é possível abordar estes conteúdos em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar, inclusive através da disciplina de Educação Física. Considerando o exposto a cima, este ensaio tem por objetivo, entender se é possível unir Esportes de Aventura e Educação Física Escolar em prol da EA. Este trabalho justifica-se pelo aumento na prática destes esportes, além da importância em se abordar a temática socioambiental na disciplina Educação Física, diante de um paradigma em que nem todos os cursos de formação de professores abordam este tema o qual está em constante emergência. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Para o desenvolvimento deste ensaio foram utilizados textos da literatura, que abordassem temas como: Educação Física Escolar, Educação Ambiental e Esportes de Aventura. Para uma melhor discussão, dividimos este estudo em dois grandes itens, são eles: Educação Ambiental e Educação Física, bem como Esportes de aventura e Educação Ambiental. Concluímos que a Educação Ambiental pode ser considerada como um processo com o papel de desenvolver uma sociedade consciente, e preocupada com o meio ambiente bem como com os problemas que lhe são associados, e se atrelarmos os esportes de aventura de maneira correta existe um grande potencial para fazer com que os alunos percebam a relação existente entre homem e meio ambiente. Este potencial se dá, devido a interação entre o indivíduo e a natureza, e que estes ambientes são possíveis de ser utilizado de forma responsável, através das aulas de Educação Física Escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESPORTES DE AVENTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID_31102017141653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "UBIRATAN DA ROSA VANINI"
    "autor_nome_curto" => "UBIRATAN VANINI"
    "autor_email" => "bira_rv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação Ambiental – EA, é entendida como um processo por meio dos quais os indivíduos adquirem conhecimentos, habilidade atitudes e competências socioambientais. A EA, é um componente curricular que necessita de mais atenção, pois é através deste que se ocorre o desenvolvimento do ser humano consciente para com os cuidados do meio ambiente em que vive, além disso é possível abordar estes conteúdos em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar, inclusive através da disciplina de Educação Física. Considerando o exposto a cima, este ensaio tem por objetivo, entender se é possível unir Esportes de Aventura e Educação Física Escolar em prol da EA. Este trabalho justifica-se pelo aumento na prática destes esportes, além da importância em se abordar a temática socioambiental na disciplina Educação Física, diante de um paradigma em que nem todos os cursos de formação de professores abordam este tema o qual está em constante emergência. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Para o desenvolvimento deste ensaio foram utilizados textos da literatura, que abordassem temas como: Educação Física Escolar, Educação Ambiental e Esportes de Aventura. Para uma melhor discussão, dividimos este estudo em dois grandes itens, são eles: Educação Ambiental e Educação Física, bem como Esportes de aventura e Educação Ambiental. Concluímos que a Educação Ambiental pode ser considerada como um processo com o papel de desenvolver uma sociedade consciente, e preocupada com o meio ambiente bem como com os problemas que lhe são associados, e se atrelarmos os esportes de aventura de maneira correta existe um grande potencial para fazer com que os alunos percebam a relação existente entre homem e meio ambiente. Este potencial se dá, devido a interação entre o indivíduo e a natureza, e que estes ambientes são possíveis de ser utilizado de forma responsável, através das aulas de Educação Física Escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.