Este trabalho tem por objetivo refletir acerca da importância da aprendizagem e mediação pedagógica com adolescentes residentes em casas de acolhimento. Para isso, utilizamos nossa experiência no PET - Programa de Educação Tutorial PET/CONEXÕES DE SABERES - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, o qual promove acompanhamento personalizado com os adolescentes que residem em instituição de acolhimento. Uma das principais ações do projeto PET que estamos vinculadas está associada ao projeto LEHIA - Letramento e Escolarização a partir de Histórias Individuais para Autonomia. Para desenvolvimento deste estudo fizemos uso de uma metodologia bibliográfica e descritiva. A partir disso, observamos que a grande maioria dos jovens que residem nessas instituições advém de uma situação de vulnerabilidade social - que não se refere apenas a situação financeira -, identificamos também algumas características que se sobressaem nessa camada e, consequentemente nos adolescentes a quem nos referimos é a baixa escolaridade, distorção idade/ano e desestimulação na aprendizagem. Para reverter tal situação tentamos através de nossa atuação intervir de maneira significativa por meio de atividades personalizadas, ou seja, desprender-se da metodologia escolar que muitas vezes não despertam nos adolescentes desejo e empenho para progredir e potencializar sua aprendizagem, assim, visamos promover estímulos necessários aos adolescentes para que os mesmos se desenvolvam no contexto escolar. No entanto, por mais que nosso objetivo principal seja auxiliar no desempenho escolar, mantemos também uma relação de diálogo e amizade, a fim de minimizar aspectos psicológicos que tendem a dificultar o êxito de aprendizagem, sendo assim, torna-se evidente, portanto, a necessidade de destacar a relevância da resiliência na relação com esses adolescentes.