Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: RECURSOS DIDÁTICOS, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

No processo de ensino, inclusive o profissional, a utilização dos recursos didáticos visa enriquecer a prática pedagógica docente convergindo para a melhor compreensão do conteúdo trabalhado no desenvolvimento da capacitação do discente. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivos identificar na literatura a importância da utilização dos recursos didáticos como meios facilitadores da aprendizagem profissional, assim como destacar a demanda atual da educação profissional; descrever a importância dos recursos didáticos na mediação pedagógica; e por fim, discutir o papel do professor na utilização dos recursos didáticos. Trata-se de um estudo bibliográfico a partir da pesquisa livros, artigos científicos, teses e dissertações disponíveis, na base de dados do Google Acadêmico. Após seleção e leitura do material, realizou-se uma análise temática das publicações onde observou-se que dependendo de como o professor se coloca em relação aos seus alunos poderá gerar um ambiente de harmonia ou não em sala de aula. Por este motivo faz-se necessário que os princípios como autonomia, a ética e o diálogo sejam fatores fundamentais para a conquista do objetivo de construir o ambiente desejado para aprendizagem. É necessário que haja flexibilidade nos planejamentos de aula, para tanto, o uso dos recursos didáticos tem papel decisivo. Assim, há a necessidade de capacitação profissional dos docentes e discentes a fim de utilizar estes recursos didáticos disponíveis, culminando com uma prática de ensino que valorize a autonomia acadêmica a partir de uma consciência crítica vivenciada frente a construção do conhecimento individual e coletivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.