METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37451 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2764 "inscrito_id" => 7938 "titulo" => "METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS" "resumo" => "Este estudo busca apresentar novas formas de pensar e agir na educação superior, adotando uma concepção de aprendizagem significativa para a sistematização de currículo, associada às experiências vivenciadas no âmbito de projetos sociais que articulam pesquisa, ensino e extensão em espaço urbano, apresentando novas formas de lidar democraticamente para o desenvolvimento do ensino superior, por meio de metodologias inovadoras capazes de proporcionar a aprendizagem humanista e socialmente responsável. A metodologia delineada para o estudo possui natureza descritiva, com abordagem qualitativa, sob o método de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Neste sentido, para subsidiar a análise, é apresentada a discussão concernente às alterações implementadas pelas instituições de ensino superior, em especial quanto à estrutura dos componentes curriculares no intuito de agregar novas metodologias de ensino a fim de proporcionar a experienciação de práticas para os estudantes, de forma a contribuir com o fortalecimento do grau de autonomia e a competência na apropriação do conhecimento. Em seguida, apresenta as ações implantadas nesta visão e suas contribuições para os atores envolvidos, tanto no aspecto formativo, como no tocante à sustentabilidade da educação superior e inovação na formação profissional do administrador. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), em Salvador, Bahia, através da atuação do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE). Observa-se que as atividades práticas atreladas ao ensino de graduação possibilitam promover a autodependência, estimula a sensação de identidade, capacidade criativa, autoconfiança e necessidade de liberdade, do ponto de vista pessoal, já no âmbito social fortalece a capacidade de gerar maiores espaços de liberdade coletiva, aspectos necessários o exercício do administrador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS INOVADORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7938_19092017125232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA SILVA ROSÁRIO" "autor_nome_curto" => "ALINE ROSÁRIO" "autor_email" => "alineosilva@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37451 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2764 "inscrito_id" => 7938 "titulo" => "METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS" "resumo" => "Este estudo busca apresentar novas formas de pensar e agir na educação superior, adotando uma concepção de aprendizagem significativa para a sistematização de currículo, associada às experiências vivenciadas no âmbito de projetos sociais que articulam pesquisa, ensino e extensão em espaço urbano, apresentando novas formas de lidar democraticamente para o desenvolvimento do ensino superior, por meio de metodologias inovadoras capazes de proporcionar a aprendizagem humanista e socialmente responsável. A metodologia delineada para o estudo possui natureza descritiva, com abordagem qualitativa, sob o método de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Neste sentido, para subsidiar a análise, é apresentada a discussão concernente às alterações implementadas pelas instituições de ensino superior, em especial quanto à estrutura dos componentes curriculares no intuito de agregar novas metodologias de ensino a fim de proporcionar a experienciação de práticas para os estudantes, de forma a contribuir com o fortalecimento do grau de autonomia e a competência na apropriação do conhecimento. Em seguida, apresenta as ações implantadas nesta visão e suas contribuições para os atores envolvidos, tanto no aspecto formativo, como no tocante à sustentabilidade da educação superior e inovação na formação profissional do administrador. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), em Salvador, Bahia, através da atuação do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE). Observa-se que as atividades práticas atreladas ao ensino de graduação possibilitam promover a autodependência, estimula a sensação de identidade, capacidade criativa, autoconfiança e necessidade de liberdade, do ponto de vista pessoal, já no âmbito social fortalece a capacidade de gerar maiores espaços de liberdade coletiva, aspectos necessários o exercício do administrador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS INOVADORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7938_19092017125232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA SILVA ROSÁRIO" "autor_nome_curto" => "ALINE ROSÁRIO" "autor_email" => "alineosilva@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }