Este estudo busca apresentar novas formas de pensar e agir na educação superior, adotando uma concepção de aprendizagem significativa para a sistematização de currículo, associada às experiências vivenciadas no âmbito de projetos sociais que articulam pesquisa, ensino e extensão em espaço urbano, apresentando novas formas de lidar democraticamente para o desenvolvimento do ensino superior, por meio de metodologias inovadoras capazes de proporcionar a aprendizagem humanista e socialmente responsável. A metodologia delineada para o estudo possui natureza descritiva, com abordagem qualitativa, sob o método de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Neste sentido, para subsidiar a análise, é apresentada a discussão concernente às alterações implementadas pelas instituições de ensino superior, em especial quanto à estrutura dos componentes curriculares no intuito de agregar novas metodologias de ensino a fim de proporcionar a experienciação de práticas para os estudantes, de forma a contribuir com o fortalecimento do grau de autonomia e a competência na apropriação do conhecimento. Em seguida, apresenta as ações implantadas nesta visão e suas contribuições para os atores envolvidos, tanto no aspecto formativo, como no tocante à sustentabilidade da educação superior e inovação na formação profissional do administrador. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), em Salvador, Bahia, através da atuação do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE). Observa-se que as atividades práticas atreladas ao ensino de graduação possibilitam promover a autodependência, estimula a sensação de identidade, capacidade criativa, autoconfiança e necessidade de liberdade, do ponto de vista pessoal, já no âmbito social fortalece a capacidade de gerar maiores espaços de liberdade coletiva, aspectos necessários o exercício do administrador.