Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS

Palavra-chaves: CURRÍCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS INOVADORAS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37451
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2764
    "inscrito_id" => 7938
    "titulo" => "METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS"
    "resumo" => "Este estudo busca apresentar novas formas de pensar e agir na educação superior, adotando uma concepção de aprendizagem significativa para a sistematização de currículo, associada às experiências vivenciadas no âmbito de projetos sociais que articulam pesquisa, ensino e extensão em espaço urbano, apresentando novas formas de lidar democraticamente para o desenvolvimento do ensino superior, por meio de metodologias inovadoras capazes de proporcionar a aprendizagem humanista e socialmente responsável. A metodologia delineada para o estudo possui natureza descritiva, com abordagem qualitativa, sob o método de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Neste sentido, para subsidiar a análise, é apresentada a discussão concernente às alterações implementadas pelas instituições de ensino superior, em especial quanto à estrutura dos componentes curriculares no intuito de agregar novas metodologias de ensino a fim de proporcionar a experienciação de práticas para os estudantes, de forma a contribuir com o fortalecimento do grau de autonomia e a competência na apropriação do conhecimento. Em seguida, apresenta as ações implantadas nesta visão e suas contribuições para os atores envolvidos, tanto no aspecto formativo, como no tocante à sustentabilidade da educação superior e inovação na formação profissional do administrador. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), em Salvador, Bahia, através da atuação do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE). Observa-se que as atividades práticas atreladas ao ensino de graduação possibilitam promover a autodependência, estimula a sensação de identidade, capacidade criativa, autoconfiança e necessidade de liberdade, do ponto de vista pessoal, já no âmbito social fortalece a capacidade de gerar maiores espaços de liberdade coletiva, aspectos necessários o exercício do administrador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS INOVADORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7938_19092017125232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA SILVA ROSÁRIO"
    "autor_nome_curto" => "ALINE ROSÁRIO"
    "autor_email" => "alineosilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37451
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2764
    "inscrito_id" => 7938
    "titulo" => "METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS"
    "resumo" => "Este estudo busca apresentar novas formas de pensar e agir na educação superior, adotando uma concepção de aprendizagem significativa para a sistematização de currículo, associada às experiências vivenciadas no âmbito de projetos sociais que articulam pesquisa, ensino e extensão em espaço urbano, apresentando novas formas de lidar democraticamente para o desenvolvimento do ensino superior, por meio de metodologias inovadoras capazes de proporcionar a aprendizagem humanista e socialmente responsável. A metodologia delineada para o estudo possui natureza descritiva, com abordagem qualitativa, sob o método de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Neste sentido, para subsidiar a análise, é apresentada a discussão concernente às alterações implementadas pelas instituições de ensino superior, em especial quanto à estrutura dos componentes curriculares no intuito de agregar novas metodologias de ensino a fim de proporcionar a experienciação de práticas para os estudantes, de forma a contribuir com o fortalecimento do grau de autonomia e a competência na apropriação do conhecimento. Em seguida, apresenta as ações implantadas nesta visão e suas contribuições para os atores envolvidos, tanto no aspecto formativo, como no tocante à sustentabilidade da educação superior e inovação na formação profissional do administrador. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), em Salvador, Bahia, através da atuação do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE). Observa-se que as atividades práticas atreladas ao ensino de graduação possibilitam promover a autodependência, estimula a sensação de identidade, capacidade criativa, autoconfiança e necessidade de liberdade, do ponto de vista pessoal, já no âmbito social fortalece a capacidade de gerar maiores espaços de liberdade coletiva, aspectos necessários o exercício do administrador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS INOVADORAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7938_19092017125232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA SILVA ROSÁRIO"
    "autor_nome_curto" => "ALINE ROSÁRIO"
    "autor_email" => "alineosilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo busca apresentar novas formas de pensar e agir na educação superior, adotando uma concepção de aprendizagem significativa para a sistematização de currículo, associada às experiências vivenciadas no âmbito de projetos sociais que articulam pesquisa, ensino e extensão em espaço urbano, apresentando novas formas de lidar democraticamente para o desenvolvimento do ensino superior, por meio de metodologias inovadoras capazes de proporcionar a aprendizagem humanista e socialmente responsável. A metodologia delineada para o estudo possui natureza descritiva, com abordagem qualitativa, sob o método de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Neste sentido, para subsidiar a análise, é apresentada a discussão concernente às alterações implementadas pelas instituições de ensino superior, em especial quanto à estrutura dos componentes curriculares no intuito de agregar novas metodologias de ensino a fim de proporcionar a experienciação de práticas para os estudantes, de forma a contribuir com o fortalecimento do grau de autonomia e a competência na apropriação do conhecimento. Em seguida, apresenta as ações implantadas nesta visão e suas contribuições para os atores envolvidos, tanto no aspecto formativo, como no tocante à sustentabilidade da educação superior e inovação na formação profissional do administrador. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), em Salvador, Bahia, através da atuação do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE). Observa-se que as atividades práticas atreladas ao ensino de graduação possibilitam promover a autodependência, estimula a sensação de identidade, capacidade criativa, autoconfiança e necessidade de liberdade, do ponto de vista pessoal, já no âmbito social fortalece a capacidade de gerar maiores espaços de liberdade coletiva, aspectos necessários o exercício do administrador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.