Através dos Standards for Classical Language Learning (Padrões para a Aprendizagem de Língua Clássica), verifica-se que o problema do ensino-aprendizagem do do latim ainda é um problema de ordem didático-metodológica. A priori, o focus no método centrado no conteúdo não apresenta nenhuma eficácia e acurácia na aprendizagem de todos os aprendizes. No entanto, o ensino comunicativo de línguas salienta que nenhuma metodologia é única ou técnicas podem ser prescritas concernente à competência comunicativa. A competência comunicativa do latim pelo aprendiz não pode ser tomada em termos absolutos, tampouco pode configurar unicamente competência linguístico-gramatical. Faz-se necessário considerar três pontos importantes neste artigo: a) o ensino da língua; b) a língua como produção textual; c) o estudo e a aprendizagem da língua. O ensino comunicativo do latim tem o aprendiz como focus e estabelece padrões de aprendizagem por meio do aprendiz. Diferentemente do que se pode pressupor, os padrões não são currículos ou metodologias de ensino, mas um aporte de ensino-aprendizagem do latim. O presente artigo constitui-se em uma pesquisa qualitativa como observação no curso de Letras do Centro de Artes e Comunicação – CAC da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE com foco nas disciplinas de Latim I e II que são obrigatórias para os Cursos de Licenciatura em Português e em Espanhol, teve como objetivo demonstrar como os aportes dos padrões de aprendizagem do latim podem reforçar o ensino comunicativo dessas línguas através do focus na aprendizagem e no aprendiz. Como referencial teórico, recorre-se a Gruber-Miller, Savignon e Gascoyne. Com a pesquisa foi perceptível que, mesmo com ótima formação na área e um bom currículo, professores têm dificuldades em desenvolver as disciplinas de línguas antigas e suprir as demandas existentes assim como lidar com uma variedade de estilos cognitivos e de aprendizado dos estudantes de uma forma geral no ensino presencial.