Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GEOMETRIA DO ORIGAMI 3D: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO ENSINO DA ARTE DE DOBRADURAS

Palavra-chaves: GEOMETRIA, PIBID, ORIGAMI Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35248
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2976
    "inscrito_id" => 4061
    "titulo" => "A GEOMETRIA DO ORIGAMI 3D: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO ENSINO DA ARTE DE DOBRADURAS"
    "resumo" => "A geometria é, por si só, mais atrativa aos olhos dos educandos, justamente por se tratar de formas que são facilmente encontradas em nosso dia a dia. Com o intuito de minimizar as dificuldades encontradas, pela forma como é aplicada a geometria, foi idealizado e desenvolvido esse trabalho na E.E.E.F. Augusto Dos Anjos, junto aos alunos bolsistas do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação  Docência (PIBID), levando ao aluno uma forma mais dinâmica de estudo, utilizando a construção de objetos como metodologia de ensino através da arte do origami modular, explorando a sua habilidade e criatividade, proporcionando um ensino prazeroso, significativo e de fácil entendimento sobre ângulos e triângulos, também auxiliando no desenvolvimento cognitivo, melhorando a aprendizagem e compreensão da matemática. Este trabalho foi desenvolvido com 20 alunos das séries do 6º, 7º e 8º ano, depois de feito um diagnóstico sobre o que os mesmos entendiam sobre alguns conceitos de geometria, onde foi verificado a falta de conhecimento sobre os assuntos importantes para a aprendizagem escolar e para lidar com situações do cotidiano.  O objetivo geral deste trabalho foi proporcionar ao aluno a oportunidade, através das dobraduras e construção de objetos de origami, de uma melhor aprendizagem de conteúdos geométricos, relembrando a ideia de ponto, reta, plano, posição relativa de duas retas no plano, identificar e nomear as formas geométricas que se formam na medida em que foram confeccionando os origamis propostos, classificar os ângulos encontrados, identificar os tipos de triângulos, trabalhando a interdisciplinaridade com a arte, e visando despertar no aluno a conscientização  e responsabilidade social com bem estar do meio ambiente, já que para realizar as dobraduras foram utilizados papeis que seriam descartados no lixo, trabalhando assim a  reciclagem do papel."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, PIBID, ORIGAMI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID4061_29092017223904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY GOMES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ROSE"
    "autor_email" => "rosemary.gomesfernandes@h"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35248
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2976
    "inscrito_id" => 4061
    "titulo" => "A GEOMETRIA DO ORIGAMI 3D: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO ENSINO DA ARTE DE DOBRADURAS"
    "resumo" => "A geometria é, por si só, mais atrativa aos olhos dos educandos, justamente por se tratar de formas que são facilmente encontradas em nosso dia a dia. Com o intuito de minimizar as dificuldades encontradas, pela forma como é aplicada a geometria, foi idealizado e desenvolvido esse trabalho na E.E.E.F. Augusto Dos Anjos, junto aos alunos bolsistas do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação  Docência (PIBID), levando ao aluno uma forma mais dinâmica de estudo, utilizando a construção de objetos como metodologia de ensino através da arte do origami modular, explorando a sua habilidade e criatividade, proporcionando um ensino prazeroso, significativo e de fácil entendimento sobre ângulos e triângulos, também auxiliando no desenvolvimento cognitivo, melhorando a aprendizagem e compreensão da matemática. Este trabalho foi desenvolvido com 20 alunos das séries do 6º, 7º e 8º ano, depois de feito um diagnóstico sobre o que os mesmos entendiam sobre alguns conceitos de geometria, onde foi verificado a falta de conhecimento sobre os assuntos importantes para a aprendizagem escolar e para lidar com situações do cotidiano.  O objetivo geral deste trabalho foi proporcionar ao aluno a oportunidade, através das dobraduras e construção de objetos de origami, de uma melhor aprendizagem de conteúdos geométricos, relembrando a ideia de ponto, reta, plano, posição relativa de duas retas no plano, identificar e nomear as formas geométricas que se formam na medida em que foram confeccionando os origamis propostos, classificar os ângulos encontrados, identificar os tipos de triângulos, trabalhando a interdisciplinaridade com a arte, e visando despertar no aluno a conscientização  e responsabilidade social com bem estar do meio ambiente, já que para realizar as dobraduras foram utilizados papeis que seriam descartados no lixo, trabalhando assim a  reciclagem do papel."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, PIBID, ORIGAMI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID4061_29092017223904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY GOMES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ROSE"
    "autor_email" => "rosemary.gomesfernandes@h"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A geometria é, por si só, mais atrativa aos olhos dos educandos, justamente por se tratar de formas que são facilmente encontradas em nosso dia a dia. Com o intuito de minimizar as dificuldades encontradas, pela forma como é aplicada a geometria, foi idealizado e desenvolvido esse trabalho na E.E.E.F. Augusto Dos Anjos, junto aos alunos bolsistas do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação Docência (PIBID), levando ao aluno uma forma mais dinâmica de estudo, utilizando a construção de objetos como metodologia de ensino através da arte do origami modular, explorando a sua habilidade e criatividade, proporcionando um ensino prazeroso, significativo e de fácil entendimento sobre ângulos e triângulos, também auxiliando no desenvolvimento cognitivo, melhorando a aprendizagem e compreensão da matemática. Este trabalho foi desenvolvido com 20 alunos das séries do 6º, 7º e 8º ano, depois de feito um diagnóstico sobre o que os mesmos entendiam sobre alguns conceitos de geometria, onde foi verificado a falta de conhecimento sobre os assuntos importantes para a aprendizagem escolar e para lidar com situações do cotidiano. O objetivo geral deste trabalho foi proporcionar ao aluno a oportunidade, através das dobraduras e construção de objetos de origami, de uma melhor aprendizagem de conteúdos geométricos, relembrando a ideia de ponto, reta, plano, posição relativa de duas retas no plano, identificar e nomear as formas geométricas que se formam na medida em que foram confeccionando os origamis propostos, classificar os ângulos encontrados, identificar os tipos de triângulos, trabalhando a interdisciplinaridade com a arte, e visando despertar no aluno a conscientização e responsabilidade social com bem estar do meio ambiente, já que para realizar as dobraduras foram utilizados papeis que seriam descartados no lixo, trabalhando assim a reciclagem do papel.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.