A EDUCAÇÃO E O BOLETIM DE EUGENIA NOS ANOS DE 1929-1933
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35138 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2332 "inscrito_id" => 4110 "titulo" => "A EDUCAÇÃO E O BOLETIM DE EUGENIA NOS ANOS DE 1929-1933" "resumo" => "Com as mudanças do século XX o Brasil passa pela transição de uma sociedade oligárquica para urbano-industrial. Assim, sente-se a necessidade de repensar a educação nacional com a finalidade de diminuir os males sociais. A partir dessa reflexão sobre a reorganização da educação nacional, temos a popularização dos ideais eugênicos e sua crescente influência nas reformas educacionais brasileiras. Deste modo, baseando-se no conceito de representações sociais de Chartier e nos pressupostos da História Cultural, o presente artigo faz um levantamento das representações sociais de educadores e intelectuais sobre educação, higiene e eugenia presentes no Boletim de Eugenia e nas Actas e trabalhos do Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia. Busca ainda realizar uma rápida introdução de como se aplicou o ideal eugênico na Reforma Educacional Carneiro Leão (1929). Analisando os documentos já citados, é possível perceber que a educação deixa de se preocupar apenas com o psicológico do estudante, passando a levar em consideração também os fatores constitucionais ou biológicos do mesmo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BOLETIM, EUGENIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA3_ID4110_11092017210330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉDLA KEROLLAYNE TAVARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉDLA KEROLLAYNE" "autor_email" => "edlakerollayne@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35138 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2332 "inscrito_id" => 4110 "titulo" => "A EDUCAÇÃO E O BOLETIM DE EUGENIA NOS ANOS DE 1929-1933" "resumo" => "Com as mudanças do século XX o Brasil passa pela transição de uma sociedade oligárquica para urbano-industrial. Assim, sente-se a necessidade de repensar a educação nacional com a finalidade de diminuir os males sociais. A partir dessa reflexão sobre a reorganização da educação nacional, temos a popularização dos ideais eugênicos e sua crescente influência nas reformas educacionais brasileiras. Deste modo, baseando-se no conceito de representações sociais de Chartier e nos pressupostos da História Cultural, o presente artigo faz um levantamento das representações sociais de educadores e intelectuais sobre educação, higiene e eugenia presentes no Boletim de Eugenia e nas Actas e trabalhos do Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia. Busca ainda realizar uma rápida introdução de como se aplicou o ideal eugênico na Reforma Educacional Carneiro Leão (1929). Analisando os documentos já citados, é possível perceber que a educação deixa de se preocupar apenas com o psicológico do estudante, passando a levar em consideração também os fatores constitucionais ou biológicos do mesmo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BOLETIM, EUGENIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA3_ID4110_11092017210330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉDLA KEROLLAYNE TAVARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉDLA KEROLLAYNE" "autor_email" => "edlakerollayne@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }