Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HORTA VERTICAL COM GARRAFAS PET: CONSCIENTIZAÇÃO E CIDADANIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CARUARU-PE

Palavra-chaves: HORTA VERTICAL, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37135
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1987
    "inscrito_id" => 2190
    "titulo" => "HORTA VERTICAL COM GARRAFAS PET: CONSCIENTIZAÇÃO E CIDADANIA EM UMA  ESCOLA PÚBLICA DE CARUARU-PE"
    "resumo" => "Esse estudo teve como justificativa perceber a partir de estratégias didáticas, na ambiência  escolar, a ação transformadora de jovens por meio da reciclagem, e conservação da natureza, permitindo um olhar crítico e reflexivo, da realidade a qual está inserido, A pesquisa teve por finalidade a construção de uma horta escolar vertical, com o intuito de dar um destino ecologicamente correto para as garrafas pet, além de utilizar a plantação de sementes, buscando promover o reconhecimento das plantas, sua morfologia, fisiologia e benefícios para o corpo humano. É importante salientar que o ensino partiu dos conhecimentos prévios dos discentes, provocando uma motivação intrínseca, e maior internalização no processo de aprendizagem, podendo assim estimular e orientar os educandos a exercer sua responsabilidade socioambiental, bem como alcançar através deste método pedagógico, aplicada junto a estes, obter uma visão ampla e ressignificada, mediante a compreensão e seleção dos alimentos que devem ser consumidos. Foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, e análise qualitativa dos dados, com o uso do questionário estruturado. Fizeram parte da pesquisa 85 alunos dos 2º ano A e B do Ensino médio, sendo a pesquisa realizada nos meses de fevereiro a dezembro de 2015. Os alunos arrecadaram um total de 80 garrafas pet para a construção da horta vertical. Este estudo direcionou e educou os alunos a refletirem sobre formas de reutilizar o que para eles eram considerados “lixo”, contribuindo para que os mesmos obtivessem a percepção que mesmo diante de poucos recursos, poderia se criar meios alternativos, que viabilizasse a construção de uma horta em qualquer ambiente, favorecendo  uma atitude transformadora para o meu ambiente e o exercício do papel cidadão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "HORTA VERTICAL, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID2190_11092017160431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLY LAIS DE ANDRADE SOUZA "
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLY SOUZA"
    "autor_email" => "gabriellylais18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37135
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1987
    "inscrito_id" => 2190
    "titulo" => "HORTA VERTICAL COM GARRAFAS PET: CONSCIENTIZAÇÃO E CIDADANIA EM UMA  ESCOLA PÚBLICA DE CARUARU-PE"
    "resumo" => "Esse estudo teve como justificativa perceber a partir de estratégias didáticas, na ambiência  escolar, a ação transformadora de jovens por meio da reciclagem, e conservação da natureza, permitindo um olhar crítico e reflexivo, da realidade a qual está inserido, A pesquisa teve por finalidade a construção de uma horta escolar vertical, com o intuito de dar um destino ecologicamente correto para as garrafas pet, além de utilizar a plantação de sementes, buscando promover o reconhecimento das plantas, sua morfologia, fisiologia e benefícios para o corpo humano. É importante salientar que o ensino partiu dos conhecimentos prévios dos discentes, provocando uma motivação intrínseca, e maior internalização no processo de aprendizagem, podendo assim estimular e orientar os educandos a exercer sua responsabilidade socioambiental, bem como alcançar através deste método pedagógico, aplicada junto a estes, obter uma visão ampla e ressignificada, mediante a compreensão e seleção dos alimentos que devem ser consumidos. Foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, e análise qualitativa dos dados, com o uso do questionário estruturado. Fizeram parte da pesquisa 85 alunos dos 2º ano A e B do Ensino médio, sendo a pesquisa realizada nos meses de fevereiro a dezembro de 2015. Os alunos arrecadaram um total de 80 garrafas pet para a construção da horta vertical. Este estudo direcionou e educou os alunos a refletirem sobre formas de reutilizar o que para eles eram considerados “lixo”, contribuindo para que os mesmos obtivessem a percepção que mesmo diante de poucos recursos, poderia se criar meios alternativos, que viabilizasse a construção de uma horta em qualquer ambiente, favorecendo  uma atitude transformadora para o meu ambiente e o exercício do papel cidadão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "HORTA VERTICAL, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID2190_11092017160431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLY LAIS DE ANDRADE SOUZA "
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLY SOUZA"
    "autor_email" => "gabriellylais18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse estudo teve como justificativa perceber a partir de estratégias didáticas, na ambiência escolar, a ação transformadora de jovens por meio da reciclagem, e conservação da natureza, permitindo um olhar crítico e reflexivo, da realidade a qual está inserido, A pesquisa teve por finalidade a construção de uma horta escolar vertical, com o intuito de dar um destino ecologicamente correto para as garrafas pet, além de utilizar a plantação de sementes, buscando promover o reconhecimento das plantas, sua morfologia, fisiologia e benefícios para o corpo humano. É importante salientar que o ensino partiu dos conhecimentos prévios dos discentes, provocando uma motivação intrínseca, e maior internalização no processo de aprendizagem, podendo assim estimular e orientar os educandos a exercer sua responsabilidade socioambiental, bem como alcançar através deste método pedagógico, aplicada junto a estes, obter uma visão ampla e ressignificada, mediante a compreensão e seleção dos alimentos que devem ser consumidos. Foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, e análise qualitativa dos dados, com o uso do questionário estruturado. Fizeram parte da pesquisa 85 alunos dos 2º ano A e B do Ensino médio, sendo a pesquisa realizada nos meses de fevereiro a dezembro de 2015. Os alunos arrecadaram um total de 80 garrafas pet para a construção da horta vertical. Este estudo direcionou e educou os alunos a refletirem sobre formas de reutilizar o que para eles eram considerados “lixo”, contribuindo para que os mesmos obtivessem a percepção que mesmo diante de poucos recursos, poderia se criar meios alternativos, que viabilizasse a construção de uma horta em qualquer ambiente, favorecendo uma atitude transformadora para o meu ambiente e o exercício do papel cidadão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.