O QUE OS PROFESSORES PENSAM EM RELAÇÃO AOS PROGRAMAS DEFINIDOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E COMO ESTES INFLUENCIAM NO COTIDIANO ESCOLAR
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No recorte realizado deste projeto, objetivamos investigar o que os professores pensam em relação aos programas definidos pela Secretaria de Educação e como os implementam no seu cotidiano escolar. Desta forma, é interessante estudar o cotidiano escolar (ANDRÉ, 2011) tendo como base a abordagem sociológica, que toma como pressuposto o conhecimento das relações sociais e o seu desenvolvimento nos diferentes ambientes. Utilizamos a abordagem qualitativa e os instrumentos para coleta dos dados foram a observação do campo de pesquisa e entrevistas semiestruturadas com 4 professores, dois da Educação Infantil e dois dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados apontaram que as políticas públicas voltadas para o espaço escolar parecem não ser priorizadas pela Secretaria de Educação. A escola vivencia um processo solitário, e conta com o apoio, muitas vezes, da própria comunidade para o desenvolvimento de Projetos que atendam as suas expectativas e necessidades. 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