Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, INOVAÇÃO DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37151
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 699
    "titulo" => "IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "resumo" => "A educação superior no Brasil é alvo de eventuais questionamentos, pois muitas vezes é pautada em metodologias tradicionais, isto é, excessivamente teóricas, deixando de implementar inovações didáticas práticas, capazes de reduzir a distância entre a graduação e a futura atividade profissional, inibindo o desenvolvimento, nos discentes, de habilidades técnicas, críticas e reflexivas. A proposta deste trabalho é analisar o efeito da implementação de metodologias ativas em uma escola de gestão da Universidade Potiguar – UnP, investigando a percepção dos alunos com relação à relevância dessa proposta para a melhoria da aprendizagem efetiva. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada com uma amostra de 488 alunos da instituição, que responderam um questionário semiestruturado composto por questões dicotômicas, abertas e baseadas em Escalas do tipo Likert. Evidencia-se, através dos resultados, que os discentes são favoráveis à adoção de metodologias ativas na execução das aulas, a proposta reflete novas formas construtivistas de ensinar e aprender, aproximando o graduando de uma postura profissional. Assim, o trabalho deixa como resultado, sugestões de ações institucionais para a melhoria do processo de formação superior baseado na aprendizagem em ação, visando atender as demandas do mercado por profissionais com competências amplas para lidar com o cenário de transformações vigente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, INOVAÇÃO DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID699_07052017092721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA JERÔNIMO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA"
    "autor_email" => "amaria.soa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37151
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 699
    "titulo" => "IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "resumo" => "A educação superior no Brasil é alvo de eventuais questionamentos, pois muitas vezes é pautada em metodologias tradicionais, isto é, excessivamente teóricas, deixando de implementar inovações didáticas práticas, capazes de reduzir a distância entre a graduação e a futura atividade profissional, inibindo o desenvolvimento, nos discentes, de habilidades técnicas, críticas e reflexivas. A proposta deste trabalho é analisar o efeito da implementação de metodologias ativas em uma escola de gestão da Universidade Potiguar – UnP, investigando a percepção dos alunos com relação à relevância dessa proposta para a melhoria da aprendizagem efetiva. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada com uma amostra de 488 alunos da instituição, que responderam um questionário semiestruturado composto por questões dicotômicas, abertas e baseadas em Escalas do tipo Likert. Evidencia-se, através dos resultados, que os discentes são favoráveis à adoção de metodologias ativas na execução das aulas, a proposta reflete novas formas construtivistas de ensinar e aprender, aproximando o graduando de uma postura profissional. Assim, o trabalho deixa como resultado, sugestões de ações institucionais para a melhoria do processo de formação superior baseado na aprendizagem em ação, visando atender as demandas do mercado por profissionais com competências amplas para lidar com o cenário de transformações vigente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, INOVAÇÃO DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID699_07052017092721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA JERÔNIMO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA"
    "autor_email" => "amaria.soa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação superior no Brasil é alvo de eventuais questionamentos, pois muitas vezes é pautada em metodologias tradicionais, isto é, excessivamente teóricas, deixando de implementar inovações didáticas práticas, capazes de reduzir a distância entre a graduação e a futura atividade profissional, inibindo o desenvolvimento, nos discentes, de habilidades técnicas, críticas e reflexivas. A proposta deste trabalho é analisar o efeito da implementação de metodologias ativas em uma escola de gestão da Universidade Potiguar – UnP, investigando a percepção dos alunos com relação à relevância dessa proposta para a melhoria da aprendizagem efetiva. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada com uma amostra de 488 alunos da instituição, que responderam um questionário semiestruturado composto por questões dicotômicas, abertas e baseadas em Escalas do tipo Likert. Evidencia-se, através dos resultados, que os discentes são favoráveis à adoção de metodologias ativas na execução das aulas, a proposta reflete novas formas construtivistas de ensinar e aprender, aproximando o graduando de uma postura profissional. Assim, o trabalho deixa como resultado, sugestões de ações institucionais para a melhoria do processo de formação superior baseado na aprendizagem em ação, visando atender as demandas do mercado por profissionais com competências amplas para lidar com o cenário de transformações vigente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.