FACCO, Samara. O cinema e seus movimentos instituintes. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37579>. Acesso em: 05/11/2024 07:26
Este trabalho refere-se ao que vem sendo realizado no projeto de extensão: “Cinegrafando a educação - experiências formativas em cinema: até onde a sétima arte pode chegar?”, através no “Cine Intervalo”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), do Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). O artigo tem o intuito de dar visibilidade aos trabalhos que o grupo vem realizando com vistas ao cinema como instituinte nos imaginários, a fim de promover a abrangência do acesso à cultura, a partir da sensibilização e reflexões dos temas que o cinema aborda. O referido projeto almeja (re)conhecer através dos diálogos, o lugar que o cinema ocupa na vida das pessoas e dos professores(as) e seus saberes, bem como identificar e analisar, a partir das interpretações presentes em suas narrativas, as tensões implicadas em seu exercício atual e, como o trabalho com o cinema se insere e/ou se localiza neste contexto. Com o objetivo de abranger o projeto para além dos processos de formação em instituições escolares, temos a criação do “Cine Intervalo” que é a possibilidade de cinema no intervalo dos(as) servidores(as) terceirizados(as) do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O projeto acrescenta na vida deles(as) uma abrangência de possibilidade cultural, mais discussões e reflexões, além de uma aproximação com a comunidade acadêmica de forma mais direta, ouvindo-os(as) sobre como veem o cinema e sua importância. Desta forma, com esse projeto construímos espaços de diálogos e reflexões, através do cinema, pelo viés da cultura. Neste sentido, mobilizamos o cinema como um texto que nos desassossega a olhar os nossos movimentos ou inércias em nosso dia a dia.