Em qualquer que seja a organização, grupos sociais ou ordem de trabalho, mesmo que exista relação estreita entre os membros, na maioria dos casos vai ter alguém que esteja à frente do processo ao qual cada equipe se propõe a desenvolver. Há, certamente, o sujeito a que se incumbe de deveres fundamentais que interferem positivamente ou negativamente nas ações dos demais envolvidos. Podemos ter como exemplo disso, o trabalho da gestão escolar: Diretor e coordenador pedagógico ocupam espaços antagônicos, mas, abrangentes e responsáveis aos rumos instituição de ensino. O objetivo da pesquisa é tratar de algumas incumbências da gestão escolar, direcionando fatores pertinentes ao progresso da escola tendo como alicerce as contribuições advindas da proposta pedagógica. Na realização do trabalho, fizemos uso da pesquisa bibliográfica, utilizamos como referencial teórico, Gadotti (2003), Freire (2013), Libâneo (2014), Alarcão (2010), Veiga (1998), Gatti (2008) Paro (2002). A iniciativa em desenvolver este trabalho não partiu de um mero estudo, mas de algumas inquietações surgidas nas discussões de sala de aula, mais precisamente da realidade a qual a educação brasileira se configura no atual mundo globalizado, rodeado de grandes desafios no campo educacional. É imprescindível que dentro da sua ação gestora, direção e coordenação reconheçam a real noção de uma gestão coletiva, articulando o desenvolvimento das escola e o papel na sociedade das atividades feitas, tendo como respaldo o apoio da comunidade, dos pais e de instancias superiores por assim dizer, pois nessa ordem o processo educacional torna-se mais interessante e de conhecimento de todos que nela fazem parte direta ou indiretamente. Intencional. A elaboração do Projeto Político Pedagógico tem a finalidade de buscar orientações para os conflitos pertinentes no contexto escolar e exterior dela, por sua vez, traz propostas para o progresso do ensino e da aprendizagem baseado em teorias para tal. Foi importante por trazer discussões pertinentes ao trabalho com a proposta pedagógica – instrumento norteador para o processo de trabalho escolar. Portanto, é crucial compreender a construção do Projeto Político Pedagógico uma tarefa de cunho democrático a partir da identidade da ação gestora, deve ser feito de maneira conjunta.