DA TEORIA À PRÁTICA: DISCUTINDO SOBRE O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36370 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1015 "inscrito_id" => 4092 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: DISCUTINDO SOBRE O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente artigo discorre sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.), enfocando sua contribuição para a formação do discente nesta modalidade de ensino. Objetiva-se primeiramente, fazer alusão as concepções de práticas de leitura e escrita no cotidiano desse público, valorizando as experiências sociais que surgem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. Quanto ao percurso metodológico foi realizado uma revisão bibliográfica em torno do tema. Nesse sentido, dialoga-se sobre a formação contínua como um viés para a autoavaliação do profissional dessa modalidade de ensino. Aborda ainda, as novas maneiras de se pensar a E.J.A. e, a qualificação de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Assim, os aspectos ideológicos relativos à idade adulta e as questões da volta às salas de aula em busca não somente de uma certificação para o mercado de trabalho mas, para um desenvolvimento pessoal, intelectual, social e político que passe a refletir em seu cotidiano. Em suma, discute-se que é possível conciliar teoria e prática nos fazeres pedagógicos, percebendo que a apropriação do conhecimento é uma forma de melhor se expressar e interagir em sociedade e, reconhece as possibilidades de se atingir a excelência com um ensino de qualidade, considerando os saberes prévios dos sujeitos envolvidos no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, E.J.A., OPORTUNIDADE, QUALIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID4092_08092017133719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO DE SOUSA CEZARIO" "autor_nome_curto" => "DANILO CEZÁRIO" "autor_email" => "danilomotos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36370 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1015 "inscrito_id" => 4092 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: DISCUTINDO SOBRE O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente artigo discorre sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.), enfocando sua contribuição para a formação do discente nesta modalidade de ensino. Objetiva-se primeiramente, fazer alusão as concepções de práticas de leitura e escrita no cotidiano desse público, valorizando as experiências sociais que surgem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. Quanto ao percurso metodológico foi realizado uma revisão bibliográfica em torno do tema. Nesse sentido, dialoga-se sobre a formação contínua como um viés para a autoavaliação do profissional dessa modalidade de ensino. Aborda ainda, as novas maneiras de se pensar a E.J.A. e, a qualificação de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Assim, os aspectos ideológicos relativos à idade adulta e as questões da volta às salas de aula em busca não somente de uma certificação para o mercado de trabalho mas, para um desenvolvimento pessoal, intelectual, social e político que passe a refletir em seu cotidiano. Em suma, discute-se que é possível conciliar teoria e prática nos fazeres pedagógicos, percebendo que a apropriação do conhecimento é uma forma de melhor se expressar e interagir em sociedade e, reconhece as possibilidades de se atingir a excelência com um ensino de qualidade, considerando os saberes prévios dos sujeitos envolvidos no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, E.J.A., OPORTUNIDADE, QUALIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID4092_08092017133719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO DE SOUSA CEZARIO" "autor_nome_curto" => "DANILO CEZÁRIO" "autor_email" => "danilomotos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }