O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37784 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3367 "inscrito_id" => 2702 "titulo" => "O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM" "resumo" => "As aulas de Ciências e Biologia ainda são baseadas em um método que atravessou décadas e que sozinho não consegue suprir as necessidades encontradas dentro da sala de aula. Como consequência, a aula tem se tornado monótonas e desestimulantes, sendo necessário que o professor busque alternativas para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, a fim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar a produção científica na área de Ciências e Biologia para destacar a importância dos laboratórios de ciências (LC), que por sua vez permitem aos estudantes estabelecerem relações entre os conteúdos trabalhados e seu cotidiano. Uma vez que os LCs presentes em diversas escolas não vêm sendo utilizados com tanta frequência, fechando as portas para o desenvolvimento da alfabetização científica. Assim, o professor tem deixado de lado um momento extremamente importante que o permite criar possibilidade para que a construção do conhecimento aconteça de forma eficiente, além de permitir aos seus discentes uma maior apropriação dos conteúdos estudados, e estimula o interesse pela busca do conhecimento, ao passo que se afasta do excesso de aulas expositivas. Assim, para a construção deste trabalho foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, baseando-se em artigos disponíveis no banco de teses e dissertações da Universidade Federal de Alagoas, o que nos permitiu chegar à conclusão de que o Ensino de Ciências necessita de momentos que permitam que o estudante compreenda a relação que existe entre prática e teoria. Dessa forma, os laboratórios presentes nas escolas quando utilizados da maneira correta podem alcançar esse e outros objetivos traçados pelo professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2702_11102017181631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE R." "autor_email" => "allexandrebcp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37784 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3367 "inscrito_id" => 2702 "titulo" => "O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM" "resumo" => "As aulas de Ciências e Biologia ainda são baseadas em um método que atravessou décadas e que sozinho não consegue suprir as necessidades encontradas dentro da sala de aula. Como consequência, a aula tem se tornado monótonas e desestimulantes, sendo necessário que o professor busque alternativas para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, a fim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar a produção científica na área de Ciências e Biologia para destacar a importância dos laboratórios de ciências (LC), que por sua vez permitem aos estudantes estabelecerem relações entre os conteúdos trabalhados e seu cotidiano. Uma vez que os LCs presentes em diversas escolas não vêm sendo utilizados com tanta frequência, fechando as portas para o desenvolvimento da alfabetização científica. Assim, o professor tem deixado de lado um momento extremamente importante que o permite criar possibilidade para que a construção do conhecimento aconteça de forma eficiente, além de permitir aos seus discentes uma maior apropriação dos conteúdos estudados, e estimula o interesse pela busca do conhecimento, ao passo que se afasta do excesso de aulas expositivas. Assim, para a construção deste trabalho foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, baseando-se em artigos disponíveis no banco de teses e dissertações da Universidade Federal de Alagoas, o que nos permitiu chegar à conclusão de que o Ensino de Ciências necessita de momentos que permitam que o estudante compreenda a relação que existe entre prática e teoria. Dessa forma, os laboratórios presentes nas escolas quando utilizados da maneira correta podem alcançar esse e outros objetivos traçados pelo professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2702_11102017181631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE R." "autor_email" => "allexandrebcp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }