O TRANSCURSO ACADÊMICO DE LICENCIANDOS EM MÚSICA: UMA EPÍTOME REFLEXIVA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37951 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1858 "inscrito_id" => 7672 "titulo" => "O TRANSCURSO ACADÊMICO DE LICENCIANDOS EM MÚSICA: UMA EPÍTOME REFLEXIVA" "resumo" => """ O compêndio reflexivo, terá por ponto de partida a seguinte indagação: "O curso de Licenciatura em Música, atualmente, vem formando músicos para serem professores, ou apenas musicalizando adultos para darem aulas?" Este questionamento surgiu durante uma aula, em que o professor jogou uma determinada pergunta à turma, e muitos não souberam responder. A partir desse episódio, propomos discorrer no corpus desta abordagem, sobre a formação que um futuro licenciando em música terá ao final da graduação e, se tudo o que se aprende — durante o transcurso acadêmico — é realmente aplicável aos diversos contextos sociais e culturais fora do ambiente acadêmico.\r\n A questão abordada à cima possibilita construir reflexões, observadas e ainda vivenciadas em diversas situações no âmbito da academia, (com enfoque maior as disciplinas teórico-práticas da música). Discentes recém ingressantes no curso, se deparam com algumas lacunas, quando se trata de "teoria musical", reflexo — em muitos casos — pela dificuldade em ter acesso a um ensino musical de qualidade. \r\n No intuito de tentar refletir sobre a problemática levantada, buscaremos uma articulação dialógica apoiada no empirismo e na revisão da literatura acerca da temática abordada. Complementando o procedimento metodológico, a aplicação de um questionário semiestruturado aos alunos ingressantes (2017.1) e concluintes da licenciatura em música, e a análise comparativa sobre o Teste de Habilidades Específicas (THE) de três instituições distintas — localizadas no nordeste, sudeste e sul do Brasil — nos trazem à tona elementos consubstanciais que nos servem como fundamentação a este trabalho. \r\n Por fim, a ponderação em dois olhares sobre a indagação exposta — discente e professor respectivamente — permite a real aproximação com o arquétipo aqui estudado. Neste sentido, consideramos que, é da relação com a realidade, com o objeto e com o processo de pesquisa que se geram novas descobertas e se debilita a rigidez dos estereótipos, fornecendo os dados adicionais necessários para o confronto de “verdades”, ora solidificadas, ora prontas para serem destituídas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA EM MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7672_11092017135137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA JÚLIA MENEZES MARCHI" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA JÚLIA" "autor_email" => "terezinhajuh@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37951 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1858 "inscrito_id" => 7672 "titulo" => "O TRANSCURSO ACADÊMICO DE LICENCIANDOS EM MÚSICA: UMA EPÍTOME REFLEXIVA" "resumo" => """ O compêndio reflexivo, terá por ponto de partida a seguinte indagação: "O curso de Licenciatura em Música, atualmente, vem formando músicos para serem professores, ou apenas musicalizando adultos para darem aulas?" Este questionamento surgiu durante uma aula, em que o professor jogou uma determinada pergunta à turma, e muitos não souberam responder. A partir desse episódio, propomos discorrer no corpus desta abordagem, sobre a formação que um futuro licenciando em música terá ao final da graduação e, se tudo o que se aprende — durante o transcurso acadêmico — é realmente aplicável aos diversos contextos sociais e culturais fora do ambiente acadêmico.\r\n A questão abordada à cima possibilita construir reflexões, observadas e ainda vivenciadas em diversas situações no âmbito da academia, (com enfoque maior as disciplinas teórico-práticas da música). Discentes recém ingressantes no curso, se deparam com algumas lacunas, quando se trata de "teoria musical", reflexo — em muitos casos — pela dificuldade em ter acesso a um ensino musical de qualidade. \r\n No intuito de tentar refletir sobre a problemática levantada, buscaremos uma articulação dialógica apoiada no empirismo e na revisão da literatura acerca da temática abordada. Complementando o procedimento metodológico, a aplicação de um questionário semiestruturado aos alunos ingressantes (2017.1) e concluintes da licenciatura em música, e a análise comparativa sobre o Teste de Habilidades Específicas (THE) de três instituições distintas — localizadas no nordeste, sudeste e sul do Brasil — nos trazem à tona elementos consubstanciais que nos servem como fundamentação a este trabalho. \r\n Por fim, a ponderação em dois olhares sobre a indagação exposta — discente e professor respectivamente — permite a real aproximação com o arquétipo aqui estudado. Neste sentido, consideramos que, é da relação com a realidade, com o objeto e com o processo de pesquisa que se geram novas descobertas e se debilita a rigidez dos estereótipos, fornecendo os dados adicionais necessários para o confronto de “verdades”, ora solidificadas, ora prontas para serem destituídas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA EM MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL, EDUCAÇÃO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7672_11092017135137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA JÚLIA MENEZES MARCHI" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA JÚLIA" "autor_email" => "terezinhajuh@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }