Esta comunicação oral é fruto da pesquisa exploratória que trata da temática das relações de gênero nos estudos sobre Educação Especial. Procura-se compreender como se dá a inserção das questões de gênero na produção acadêmica sobre Educação Especial no Brasil. Para isso, analisa dezenove trabalhos acadêmicos, entre artigos, teses de doutorado e dissertações de mestrado que fazem referência a questões de gênero e tem como temática Educação Especial. A metodologia aplicada foi a análise por indícios em material coletado por levantamento bibliográfico em bancos de dados de artigos, teses e dissertações. Os resultados evidenciam a presença das referências legais sobre Educação Especial e a produção de documentos do governo federal sobre a importância da igualdade de gênero na Educação para a produção acadêmica da área. Verificamos também como a pesquisa sobre Educação Especial e gênero não se efetivou como área de produção de conhecimento ou linha de pesquisa, estando os trabalhos pulverizados em diferentes instituições e de maneira dispersa ao longo do período estudado. Na análise por indícios verificamos que os trabalhos que se propõem a avançar na discussão de gênero como categoria social são, majoritariamente, trabalhos que não se localizam nos polos de pesquisa de Educação Especial do país, explicitando a falta de diálogo com as pesquisas sobre outros marcadores sociais, como gênero, por exemplo. Os trabalhos que se aprofundam nas questões de gênero são os mesmos que avançam na discussão da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, considerando a necessidade de avanços na garantia de fato do direito desse público ao patrimônio cultural ofertado pela escola.