Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RAZÃO, PROPORÇÃO E ORDEM DE GRANDEZA: A ARTE COMO ELEMENTO DE DISCUSSÃO DE CONCEITOS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, NAIF Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      trabalhados. Essas dúvidas somente puderam ser encerradas ou diminuídas pela utilização da prática\r\n
      proposta, que aliás se mostrou importante para os alunos que disseram gostar de atividades desta\r\n
      natureza. A possibilidade de utilização de um objeto artístico para criar uma motivação de conceitos\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Apesar da missão de educar e fornecer as bases fundamentais para o progresso e desenvolvimento do indivíduo em todos os níveis, hoje vemos que a escola não consegue atingir de forma significativa seus objetivos. Na realidade atualmente ela não é vista mais como elemento transformador da sociedade, dado o total desinteresse dos alunos pelos diversos temas apresentados. Além de disso, na maioria das vezes, observa-se a falta de comprometimento do professor em apresentar esses conteúdos de forma mais clara, atrativa e objetiva para que os alunos percebam quais as competências ele irá adquirir com o conteúdo que está sendo apresentado, fazendo então uma associação direta com o seu cotidiano. Na busca por proporcionar uma forma de abordagem diferente das que normalmente são encontradas dentro de sala, neste trabalho é apresentado o resultado de uma prática utilizada para discutir os conceitos de razão, proporção e ordem de grandeza com alunos do nono ano de escolarização. A atividade está centrada na observação de um desenho no estilo naïf, permitindo uma integração de conhecimentos que antes pareciam distantes. Trazer elementos que exercitam a prática em sala de aula mostraram que existe uma distância grande entre o que o professor supõe que os alunos conhecem e o que de fato eles dominam. Percebeu-se grande dificuldade por parte dos alunos em realizar uma medida simples com uma régua, bem como a ideia de escala e os conceitos trabalhados. Essas dúvidas somente puderam ser encerradas ou diminuídas pela utilização da prática proposta, que aliás se mostrou importante para os alunos que disseram gostar de atividades desta natureza. A possibilidade de utilização de um objeto artístico para criar uma motivação de conceitos básicos, como os apresentados neste trabalho, permite ao aluno perceber que o conhecimento adquirido por ele não está restrito a sala de aula, mas que pode ser aplicado em situações diárias.

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