Apesar da missão de educar e fornecer as bases fundamentais para o progresso e desenvolvimento do
indivíduo em todos os níveis, hoje vemos que a escola não consegue atingir de forma significativa
seus objetivos. Na realidade atualmente ela não é vista mais como elemento transformador da
sociedade, dado o total desinteresse dos alunos pelos diversos temas apresentados. Além de disso, na
maioria das vezes, observa-se a falta de comprometimento do professor em apresentar esses conteúdos
de forma mais clara, atrativa e objetiva para que os alunos percebam quais as competências ele irá
adquirir com o conteúdo que está sendo apresentado, fazendo então uma associação direta com o seu
cotidiano. Na busca por proporcionar uma forma de abordagem diferente das que normalmente são
encontradas dentro de sala, neste trabalho é apresentado o resultado de uma prática utilizada para
discutir os conceitos de razão, proporção e ordem de grandeza com alunos do nono ano de
escolarização. A atividade está centrada na observação de um desenho no estilo naïf, permitindo uma
integração de conhecimentos que antes pareciam distantes. Trazer elementos que exercitam a prática
em sala de aula mostraram que existe uma distância grande entre o que o professor supõe que os
alunos conhecem e o que de fato eles dominam. Percebeu-se grande dificuldade por parte dos alunos
em realizar uma medida simples com uma régua, bem como a ideia de escala e os conceitos
trabalhados. Essas dúvidas somente puderam ser encerradas ou diminuídas pela utilização da prática
proposta, que aliás se mostrou importante para os alunos que disseram gostar de atividades desta
natureza. A possibilidade de utilização de um objeto artístico para criar uma motivação de conceitos
básicos, como os apresentados neste trabalho, permite ao aluno perceber que o conhecimento
adquirido por ele não está restrito a sala de aula, mas que pode ser aplicado em situações diárias.