A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE
ERROS COM ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
COM OPERAÇÕES BÁSICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35471 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1826 "inscrito_id" => 876 "titulo" => """ A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE\r\n ERROS COM ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS\r\n COM OPERAÇÕES BÁSICAS """ "resumo" => "A resolução de problemas se constitui como sendo parte fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como tal raciocínio é de fundamental importância para saber identificar tudo o que o problema propõe e consequentemente obter êxito em sua resolução. Em decorrência disso, o presente trabalho teve por objetivo investigar a compreensão dos estudantes do 7º ano na resolução de problemas matemáticos envolvendo operações básicas. A pesquisa foi realizada com estudantes de duas escolas públicas do município de Surubim, localizado no agreste de Pernambuco. Este trabalho surgiu com o intuito de obter respostas concretas acerca da capacidade cognitiva de determinados estudantes em raciocinar, interpretar e consequentemente solucionar problemas matemáticos. Um questionário contendo cinco questões problemas envolvendo operações básicas foi aplicado em duas turmas do 7º ano de duas escolas distintas, os resultados obtidos foram dispostos e consequentemente analisados. Os alunos obtiveram um bom resultado em quatro das cinco questões dispostas no questionário, alcançando níveis de acertos satisfatórios, contudo particularmente em uma determinada questão o nível de acerto foi consideravelmente inferior, mostrando que, mesmo as questões estando a nível de 5º ano, não foram obtidos resultados satisfatórios, bem como pode ser identificado que há uma má interpretação, ou até mesmo a não interpretação, de determinado problema proposto. A resolução de problemas é frequentemente adotada em todas as séries no decorrer da formação do discente, contudo, é necessário que a mesma seja inserida corretamente por meio de uma didática adequada, para que assim possa desenvolver o raciocínio, não a curto prazo, mas sim de forma significativa, acompanhando o estudante não apenas em sua trajetória escolar, mas também no seu cotidiano. É de fundamental importância que os professores utilizem de abordagens que diferenciem resolução de problemas com a resolução de exercícios, quebrando esse ato mecânico facilmente visto de decorar formulas e aplicá-las. O aluno deve ser impulsionado a pensar e consequentemente raciocinar, para que assim haja uma melhoraria na aprendizagem matemática, onde os mesmos construam um conhecimento significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ESTUDANTES, PROBLEMAS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID876_11092017130337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAUDILENE BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JAUDILENE SOUSA" "autor_email" => "jaudilene.barbosa@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35471 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1826 "inscrito_id" => 876 "titulo" => """ A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE\r\n ERROS COM ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS\r\n COM OPERAÇÕES BÁSICAS """ "resumo" => "A resolução de problemas se constitui como sendo parte fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como tal raciocínio é de fundamental importância para saber identificar tudo o que o problema propõe e consequentemente obter êxito em sua resolução. Em decorrência disso, o presente trabalho teve por objetivo investigar a compreensão dos estudantes do 7º ano na resolução de problemas matemáticos envolvendo operações básicas. A pesquisa foi realizada com estudantes de duas escolas públicas do município de Surubim, localizado no agreste de Pernambuco. Este trabalho surgiu com o intuito de obter respostas concretas acerca da capacidade cognitiva de determinados estudantes em raciocinar, interpretar e consequentemente solucionar problemas matemáticos. Um questionário contendo cinco questões problemas envolvendo operações básicas foi aplicado em duas turmas do 7º ano de duas escolas distintas, os resultados obtidos foram dispostos e consequentemente analisados. Os alunos obtiveram um bom resultado em quatro das cinco questões dispostas no questionário, alcançando níveis de acertos satisfatórios, contudo particularmente em uma determinada questão o nível de acerto foi consideravelmente inferior, mostrando que, mesmo as questões estando a nível de 5º ano, não foram obtidos resultados satisfatórios, bem como pode ser identificado que há uma má interpretação, ou até mesmo a não interpretação, de determinado problema proposto. A resolução de problemas é frequentemente adotada em todas as séries no decorrer da formação do discente, contudo, é necessário que a mesma seja inserida corretamente por meio de uma didática adequada, para que assim possa desenvolver o raciocínio, não a curto prazo, mas sim de forma significativa, acompanhando o estudante não apenas em sua trajetória escolar, mas também no seu cotidiano. É de fundamental importância que os professores utilizem de abordagens que diferenciem resolução de problemas com a resolução de exercícios, quebrando esse ato mecânico facilmente visto de decorar formulas e aplicá-las. O aluno deve ser impulsionado a pensar e consequentemente raciocinar, para que assim haja uma melhoraria na aprendizagem matemática, onde os mesmos construam um conhecimento significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ESTUDANTES, PROBLEMAS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID876_11092017130337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAUDILENE BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JAUDILENE SOUSA" "autor_email" => "jaudilene.barbosa@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }