FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO DE ESTÁGIO COMO EXPERIÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL: DIÁLOGOS SOBRE SUA ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37018 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1419 "inscrito_id" => 2673 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO DE ESTÁGIO COMO EXPERIÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL: DIÁLOGOS SOBRE SUA ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL" "resumo" => "O referido trabalho aborda o lugar do Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Projeto Escola Laboratório, ressaltando a experiência de extensão universitária no curso de Pedagogia na UFMA, visando à formação docente do acadêmico, futuro professor. O Projeto desenvolveu-se em escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob mediação de estagiários, bolsistas e voluntários, desenvolvendo a alfabetização e letramento digital partindo de ações formadoras que contribuem para a produção de saberes de professores em formação, através do Projeto de Intervenção “Fomento ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na Educação”, e para os alunos da escola campo. A metodologia do projeto se desenvolveu a partir do uso das TIC´s como ferramenta alfabetizadora para os professores da rede pública. O projeto mostrou-se como recurso pedagógico em que o/a professor/a em formação utilizou diferentes linguagens e múltiplas formas de comunicação para a construção de aulas interativas. Para o aluno, o projeto mostrou-se significativo na medida em que o mesmo facilitou o avanço da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos. Percebeu-se a partir da implementação do projeto, que 85% dos professores participantes, passaram a assumir em suas tarefas cotidianas em sala, o uso do computador como ferramenta no auxílio da compreensão de algumas matérias; para os alunos, o avanço foi ainda mais significativo, visto a facilidade no domínio das novas tecnologias. Dos participantes, 94% mostrou-se evoluir em suas habilidades relacionadas à leitura e escrita nos diversos tipos de portadores textuais. Contudo, o estágio possibilitou, experiências significativas e um contato mais aproximado da realidade educacional, além de novos conhecimentos, saberes, fazeres que consolidam a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2673_10092017175353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÍLIA ROSÁLIA DUTRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA ROSÁLIA" "autor_email" => "lrd_goncalves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37018 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1419 "inscrito_id" => 2673 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO DE ESTÁGIO COMO EXPERIÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL: DIÁLOGOS SOBRE SUA ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL" "resumo" => "O referido trabalho aborda o lugar do Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Projeto Escola Laboratório, ressaltando a experiência de extensão universitária no curso de Pedagogia na UFMA, visando à formação docente do acadêmico, futuro professor. O Projeto desenvolveu-se em escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob mediação de estagiários, bolsistas e voluntários, desenvolvendo a alfabetização e letramento digital partindo de ações formadoras que contribuem para a produção de saberes de professores em formação, através do Projeto de Intervenção “Fomento ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na Educação”, e para os alunos da escola campo. A metodologia do projeto se desenvolveu a partir do uso das TIC´s como ferramenta alfabetizadora para os professores da rede pública. O projeto mostrou-se como recurso pedagógico em que o/a professor/a em formação utilizou diferentes linguagens e múltiplas formas de comunicação para a construção de aulas interativas. Para o aluno, o projeto mostrou-se significativo na medida em que o mesmo facilitou o avanço da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos. Percebeu-se a partir da implementação do projeto, que 85% dos professores participantes, passaram a assumir em suas tarefas cotidianas em sala, o uso do computador como ferramenta no auxílio da compreensão de algumas matérias; para os alunos, o avanço foi ainda mais significativo, visto a facilidade no domínio das novas tecnologias. Dos participantes, 94% mostrou-se evoluir em suas habilidades relacionadas à leitura e escrita nos diversos tipos de portadores textuais. Contudo, o estágio possibilitou, experiências significativas e um contato mais aproximado da realidade educacional, além de novos conhecimentos, saberes, fazeres que consolidam a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2673_10092017175353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÍLIA ROSÁLIA DUTRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA ROSÁLIA" "autor_email" => "lrd_goncalves@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }