Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO DE ESTÁGIO COMO EXPERIÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL: DIÁLOGOS SOBRE SUA ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O referido trabalho aborda o lugar do Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Projeto Escola Laboratório, ressaltando a experiência de extensão universitária no curso de Pedagogia na UFMA, visando à formação docente do acadêmico, futuro professor. O Projeto desenvolveu-se em escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob mediação de estagiários, bolsistas e voluntários, desenvolvendo a alfabetização e letramento digital partindo de ações formadoras que contribuem para a produção de saberes de professores em formação, através do Projeto de Intervenção “Fomento ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na Educação”, e para os alunos da escola campo. A metodologia do projeto se desenvolveu a partir do uso das TIC´s como ferramenta alfabetizadora para os professores da rede pública. O projeto mostrou-se como recurso pedagógico em que o/a professor/a em formação utilizou diferentes linguagens e múltiplas formas de comunicação para a construção de aulas interativas. Para o aluno, o projeto mostrou-se significativo na medida em que o mesmo facilitou o avanço da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos. Percebeu-se a partir da implementação do projeto, que 85% dos professores participantes, passaram a assumir em suas tarefas cotidianas em sala, o uso do computador como ferramenta no auxílio da compreensão de algumas matérias; para os alunos, o avanço foi ainda mais significativo, visto a facilidade no domínio das novas tecnologias. Dos participantes, 94% mostrou-se evoluir em suas habilidades relacionadas à leitura e escrita nos diversos tipos de portadores textuais. Contudo, o estágio possibilitou, experiências significativas e um contato mais aproximado da realidade educacional, além de novos conhecimentos, saberes, fazeres que consolidam a prática docente.

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